Na viagem que fiz à Roménia, um dos principais objetivos foi divulgar a área do delta do Danúbio. O que é? Um número incontável de canais, onde o conhecido rio e os seus afluentes produzem uma área com flora e fauna com importância reconhecida. As reservas são Património da Humanidade da UNESCO e existe a Reserva da Biosfera do Danúbio, reconhecida, desde 1990, como zona húmida de importância internacional. Vejam o vídeo abaixo:
O pelicano (vimos muitos!) é quase uma imagem de marca do delta do Danúbio e, disseram-nos que aqui vivem cerca de 60% dos pelicanos existentes na Europa. E é possível ver de perto isso tudo e muito mais. O nosso programa passou por vários hotéis e cada um deles tem atividades diferentes para ficar a conhecer esta região. Sempre de barco, claro!
O programa começou em Bucareste e fomos até Mahmudia, para apanharmos o primeiro de muitos barcos. É verdade, os barcos são o meio de transporte para conseguirmos chegar aos hotéis, no meio do delta do Danúbio, e em cada viagem conhecemos novos locais. Depois de um almoço no hotel Mon Jardin, fizemos a nossa viagem até Crişan para fazer check-in no Sunrise Hote (clique para ler mais): um hotel simples, mas com um contacto muito direto com a natureza. Bem localizado, comida caseira, ambiente muito relaxante e onde existem inúmeras aves.
A partir do Sunrise Hotel é possível descobrir a floresta Letea, onde o mar já andou há milhares de anos e onde há espécies animais e plantas endémicas, ou seja, que só existem neste local.
A partir daquele hotel, há também muitos passeios, nos canais e lagos, que são ao lado do Sunrise. Num deles, vamos num barco a remos para não assustar os pássaros. Aliás, há aqui inúmeras aves e, por isso, é um sitio maravilhoso para os que gostam de fazer o chamado birdwatching = observação de pássaros. O passeio no barco a remos é gratuito para os hóspedes que fiquem no mínimo duas noites no hotel Sunrise.
O próximo ponto para conhecer é Sfântu Gheorghe. Depois do check-in no Green Village Resort (clique para ler mais sobre este hotel), apanhamos o Water Uber para ir conhecer esta é pequena aldeia piscatória, com cerca de 600 habitantes, situada na área onde o Danúbio encontra o Mar Negro.
No Green Village Resort está, aliás, o único local, no delta do rio, onde consegue ver tanto o rio como o mar. A praia é tida como uma das maiores da Roménia, com 30 Km de extensão e fica a cerca de 1,5 Km da aldeia. Pode fazer o percurso a pé, mas existem locais pantanosos que dificultam a caminhada.
A partir daqui, além de poder explorar o delta do Danúbio, está muito perto do mar…. o Green Village está a apenas alguns minutos do Mar Negro, com um transfer que o levará até à praia, de longo areal escuro – é possível ir a pé, mas tem locais muito pantanosos, o que torna o percurso mais difícil. A areia está coberta de conchas e o areal, em maio, quando visitei, estava completamente deserto.
O Green Village é um resort de 4 estrelas e várias cabanas de madeira fazem as suas habitações, que se comunicam entre pontões e portas de madeira, que servem simplesmente para não deixarem entrar as galinhas e vacas, que andam a pastar nos campos à nossa frente. É um local que está inserido numa área muito rural, no entanto, dentro do resort há um certo requinte. A piscina elevada, junto do canal, um jacuzzi, ao ar livre, junto das árvores, o restaurante que está num edifício grande de madeira, o spa (com massagens e tratamentos), as camas de rede e as cadeiras de baloiço mesmo em frente aos lagos… tudo apela a que repouse por aqui. Leia mais sobre o Green Village, aqui.
O delta do Danúbio é uma área de 3750 km² no litoral do Mar Negro, na fronteira entre a Roménia e a Ucrânia – que é casa de mais de 300 espécies de aves e de 45 espécies de peixes. A observação de pássaros (birdwatching) é uma atividade que traz muita gente a esta zona.
O delta do Danúbio é formado por três canais principais, com os nomes dos respectivos portos: Chilia (a norte), Sulina (no centro) e Sfantu Gheorghe (a sul).
A reserva de Sfântu-gheorghe-perisor-palade é Património da Humanidade pela UNESCO e a Reserva da Biosfera do Danúbio está reconhecida, desde 1990, como zona húmida de importância internacional, sendo a terceira maior biodiversidade do mundo (com mais de 5.500 espécies de fauna e flora). Mais de metade da reserva está intacta e é, por isso, ainda um lugar muito preservado e em comunhão com a natureza envolvente.
O acesso ao delta do Danúbio: pode ser feito pelos barcos de cruzeiros ou excursões que saem, de barco, de Tulcea.
O Danúbio é o rio mais internacional do mundo, já que passa por vários países e faz a fronteira também de muitos deles, como é o caso da Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, croácia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Ucrânia e passa por quatro capitais: Viena, Bratislava, Budapeste e Belgrado. À volta de 15 mil pessoas vivem na área do delta do Danúbio, na cidade de Sulina e em 28 aldeias. Mais de metade da Reserva da Biosfera do delta do Danúbio permanece intacta, ou seja, sem que o Homem a tenha estragado. Esperemos que assim se mantenha durante muito tempo.
– Procura outros hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui
Viagem organizada por Experience Romania. Para mais informações podem ver no site oficial do Turismo da Roménia.