Na Transilvânia, Roménia, Brașov é uma cidade com um património medieval onde o Portão de Santa Catarina, construído em 1559, ainda é um exemplo da arquitectura e de como se tornou um local muralhado. Até 1820, este portão era o único acesso aos subúrbios e, no interior, o centro é na Piața Sfatului, repleta de esplanadas dos bares e restaurantes. É um local bastante animado e pitoresco.
Aqui perto está o Castelo de Bran e, por isso, há muita gente que usa Brasov como base para ficar a conhecer a Transilvânia. Fui parar a Brasov num final de um Tour de Um Dia que começou no Castelo de Peles, passou pela cidadela de Rasnov e pelo Castelo de Bran. Antes de seguir caminho para Bucareste, fiquei umas duas horas em Brasov, daí não ter tido muito tempo para a explorar. Mas, foi o suficiente para ficar encantada e querer, um dia, voltar.
A Igreja Negra (datada dos século XIV-XVI) destaca-se por entre o casario da cidade muralhada, enquanto no topo do monte as letras brancas nos garantem que estamos Brasov. A Rope Street é uma das mais estreitas ruas da Europa, com 1,32 metros de largura e 83 metros de comprimento, que mostra o passado e o que foi a Brasov medieval. Se ficar mais tempo por lá, tem também uma subida ao monte para fazer (a pé ou de elevador), para ter uma vista panorâmica e há Free Tours para ficar a conhecer melhor a cidade.
Fui visitar Brasov durante o Tour de um dia (Tour no Castelo de Bran, Castelo de Peles e Brasov – Tour de Um Dia a partir de Bucareste – com a agência Rolandia.
– Procura hotéis para a sua viagem à Transilvânia? Pesquise aqui