Conhecida como Città Vittoriosa, Birgu é uma antiga cidade fortificada no sul de Malta. A melhor forma de conhecê-la é passear e deixar-se perder pela suas pitorescas ruas. Atualmente, vivem lá pouco mais de 2.600 pessoas.
A cidade ocupa um terreno que se estende até à água, com diversos níveis (e anéis) de muralhas, constituindo o Forte de Santo Ângelo. A sua proximidade do mar tornou-a um local concorrido, de mercadores e comerciantes, mas também alvo de muitos ataques, por isso, ao longo dos tempos, tornou-se cada vez mais fortificada.
O facto de ter sido Birgu a escolhida para base da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários de São João, fez com que se desenvolvesse mais, mas também que fosse mais sacrificada – principalmente durante o Grande Cerco de 1565. Depois de parte da destruição de Birgu, começou a ser construída a nova cidade La Valetta,
As varandas com caixilhos de madeira, janelas com séculos de história até uma casa do século XIII que foi reabilitada pelo próprio dono, com o seu trabalho e dinheiro. Muito curioso!
No final do passeio, apanhámos um barco-táxi que nos levou, num bonito passeio, até à marina de La Valetta – tendo parado para almoçar por ali mesmo, no The Marina Club Steak & Grill.
O QUE VER EM BIRGU
– Passear pelas ruas
– Forte de Santo Angelo
– Palácio do Inquisidor
– Frente marítima
– Museu Marítimo
– Museu da Guerra
– Igreja de S. Lourenço (de Roma)
– Casa recuperada do século XIII
Susana Ribeiro é jornalista desde 1998. Especializou-se em turismo e gastronomia mas tem experiência em várias áreas e meios: revistas, jornais, rádio, televisão, internet, locuções e redes sociais. Fez o Viaje Comigo para incentivar outros a viajarem mais.
Saiba Mais sobre a Susana Ribeiro
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.OK