Em Malta, fui fazer uma visita rápida a Mdina e jantamos por lá num restaurante magnífico (De Mondion). Apelidada de “Cidade Silenciosa” – onde só os carros dos moradores, do interior das muralhas, podem entrar – Mdina foi a antiga capital de Malta, durante o tempo medieval. Atualmente, tem cerca de 250 habitantes, mas recebe cerca de 750 mil turistas, por ano.
Além de toda a sua beleza arquitetónica, este é também, hoje em dia, um local muito visitado por ter sido local de gravações para a série “Game of Thrones”. E os pontos de interesse começam logo na entrada da muralha, com uma cena de entrada de cavalos em King’s Landing (na primeira temporada) – veja as fotografias abaixo.
No passado, Mdina foi chamada de Citta Vecchia (ou Città Notabile) e capital de Malta até ser substituída, em importância, primeiro por Birgu, onde estava a sede da Ordem dos Cavaleiros de Malta, e depois por Valetta, em 1570.
Para conhecer Mdina é preciso perder-se nas suas ruelas cheias de encantos e palácios e igrejas datados do século XV. Sobretudo, se for perto do pôr do sol terá motivos de sobra para tirar muitas fotografias. As luzes e as sombras, que se criam nas ruas estreitas, são incríveis.
Acabei por ficar para o jantar no requintado De Mondion, restaurante gourmet que pertence ao elegante The Xara Palace Relais & Chateaux.
O QUE VER EM MDINA
– Muralhas
– Os jardins no exterior das muralhas
– Catedral de S. Paulo (visitar as catacumbas de S. Paulo)
– Praça Bastião
– Vários palácios
– Vários mosteiros, igrejas e conventos
Imperdível: existe um miradouro com uma vista panorâmica sobre a ilha de Malta.
– Procura hotéis para a sua viagem a Malta? Pesquise aqui