No sul da ilha de Malta, está situada a aldeia piscatória de Marsaxlokk. Não se pode dizer que tenha uma arquitetura bonita, aliás, nota-se que a maior parte das casas foi recuperada, mas a proximidade da água do mar faz com que a deterioração das pedras seja ainda maior. E, pelo caminho, vamos encontrando apenas algumas portas mais coloridas, que dão alguma cor a esta típica vila de pescadores.
Como a visitei num domingo e estava o mercado do peixe a funcionar, todos os restaurantes estavam apinhados (não almocei por aqui, mas tudo tinha muito bom aspeto!!). Entretanto, uma missa informal (não consegui identificar a pessoa como padre, nem tão pouco consegui compreender o que diziam em maltês, mas parecia uma missa) estava a decorrer no exterior, junto da igreja, na praça junto dos cafés. Até os habitantes locais estavam surpreendidos com tamanha enchente, num dia quente de primavera.
A partir da praça, frente à igreja – que é o mais importante monumento de Marsaxlokk, dedicada à Nossa Senhora do Rosário: a Madonna de Pompeia – parti à descoberta da beira-mar, repleta de redes de pesca e pequenos barcos.
O mercado do pescado é algo muito normal, com peixes variados, e a feira está cheia de chinesices, como em todo o lado. Difícil é encontrar peças tradicionais, ou artesanato, além da doçaria maltesa. Então o que é mais tradicional na quase impronunciável Marsaxlokk?
Os pescadores e os seus barcos muito coloridos! A pesca é, aliás, a mais importante atividade económica local. E foi o quotidiano dos pescadores e os seus barcos o que mais me cativou e me fez tirar dezenas de fotografias.
O nome Marsaxlokk vem de uma junção de duas palavras: junta “marsa”, que significa porto, e “xlokk”, que significa sudeste. A vila tem menos de 3.600 habitantes. Os barcos tradicionais são chamados de “luzzu”, com cores coloridas, e costumam ter o desenho de dois olhos que, crêem, lhes trará sorte quando saem para o mar.
A partir de Marsaxlokk há também tours para outros locais como, por exmplo, passeios de barco para a St. Peter’s Pool Pretty Bay. Só pelas imagens de publicidade, dá para perceber que é um local muito bonito! Resumindo, vale a pena uma passagem por Marsaxlokk e até almoçar por lá, mas evite os dias de mercado. A confusão é muito grande!
– Procura hotéis para a sua viagem a Marsaxlokk? Pesquise aqui