Antes e depois de uma viagem de comboio (com o Deccan Odyssey) na Índia, fiquei quatro noites em Bombaim (Mumbai): duas no Trident Nariman Point e duas no The Oberoi Mumbai. Aproveitei os dias na cidade a passear, para fazer vários tours com a agência Trinity Tours (eles tratam de tudo o que precisar), e foram eles que aconselharam estes hotéis em Bombaim.
Fiquei em dois hotéis diferentes, mas estão quase colados um ao outro, na área de Colaba, em Bombaim: o Trident Nariman Point e o The Oberoi Mumbai, sendo que o segundo é um bocadinho mais luxuoso do que o primeiro.
No Trident Naraiman Point, o quarto era muito grande, com uma área dedicada ao trabalho, com secretária junto da janela, e vista para a cidade. Eu estava no 16º andar, por isso, a vista era muito boa, ainda que não fosse virada para o mar. A casa de banho tem uma janela para o quarto e tem disponíveis vários produtos de higiene como champô, loção corporal ou uma luva esfoliante (tem banheira).
A partir da piscina do Trident Nariman Point tem a a melhor vista sobre a marginal (Nariman Point) e sobre a cidade de Bombaim. Também aqui verá um pequeno jardim, para relaxar, e um parque infantil.
A entrada em ambos hotéis tem uma segurança apertada. No portão de entrada, os automóveis são inspecionados por baixo, com espelhos, para verem se têm explosivos. E todas as malas passam no raio X e as pessoas são inspecionadas com detetores de metais.
E tudo tem a sua razão de ser… Em 2008, houve vários atentados em Bombaim, realizados por um grupo que chegou de barco, e mataram várias pessoas em dois hotéis: no Taj Mahal Palace e no Trident Nariman Point.
Existe uma placa de homenagem, no terraço do Trident Nariman Point, em memória dos hóspedes e staff falecidos, no atentado de 26 de novembro de 2008.
Durante a minha estadia, em ambos os hotéis, fui sempre ao restaurante Frangipani que pertence ao Trident Nariman Point – mas os hóspedes do The Oberoi Mumbai também podem ir lá, já que os hotéis estão ligados por um corredor. O Frangipani tem um dos melhores buffets que já experimentei. Fiz lá várias refeições – entre o pequeno-almoço, almoço, jantar e até um brunch tardio, num domingo – e provei de tudo um pouco.
O restaurante tem sempre uma banca com saladas, uma outra com propostas italianas (também fazem pizzas no forno, de onde sai o naan) e um outro local especial, com vários tachos, com a gastronomia indiana. O bar de sobremesas é uma perdição. Além das frutas, tem muitos doces… são pequenos mas dá vontade de trazer um de cada. Ao domingo, com o brunch, a oferta ainda é maior e tem gelados também.
O hotel The Oberoi Mumbai é um pouco mais luxuoso do que o TridentNariman Point. O quarto era igualmente grande – também com uma área de trabalho e secretária – mas a casa de banho tinha chuveiro e banheira, muito convidativa para tomar um banho de imersão (depois de uma semana a tomar banhos rápidos no comboio) com vista para o quarto… e ainda um pouco da vista da janela. Em frente à banheira tem uma televisão, o que promete… ficar com os dedos todos murchos, de tanto tempo ficar de molho.
Saí, depois, do banho para um roupão fofinho e para enfiar os pés nos chinelos de quarto mais confortáveis que já tive, em qualquer hotel. Infelizmente só fiquei duas noites neste hotel, senão tinha aproveitado o grande armário com cabides – para arrumar toda a roupa de forma organizada – onde está também o cofre. De manhã, colocam um jornal na porta e há uma cafeteira, para fazer café e chá, no quarto.
O pequeno-almoço no The Oberoi Mumbai, tal como no Trident Nariman Point, tem muita pastelaria, frutas, cereais, iogurtes, queijos, charcutaria e uma lista de coisas que pode pedir como panquecas, waffles, ovos (de variada formas), comida indiana, etc.
O The Oberoi tem a sua própria piscina mas apenas um portão separa esta da piscina do Trident: se estiver aberto pode desfrutar de ambas. No The Oberoi Mumbai os hóspedes podem deixar os fatos de banho para secar num saquinho, que está no quarto, e sem pagar mais por isso terá a roupa seca. Só mimos!
INFORMAÇÕES
Trident Nariman Point
Morada: Nariman Point, Nariman Point, 400021 Bombaim, Índia
The Oberoi Mumbai
Morada: Nariman Point , Nariman Point, 400021 Bombaim, Índia
– Procura outros hotéis em Bombaim? Pesquise aqui