Em Lisboa, o restaurante Pesqueiro 25, que abriu neste verão, fica no primeiro andar do 262 Boutique Hotel, na que é apelidada Rua Cor-de-Rosa. Fiquei instalada neste hotel e experimentei o brunch do Pesqueiro 25, que tem os mariscos e peixes como especialidades da casa.
Aliás, é impossível não ver o aquário de seis metros de comprimento (e os seus habitantes) que ocupa uma das paredes deste espaço, decorado de forma rústica – a combinar com todo o hotel, onde está inserido. Tem uma lareira no meio da sala, com balanças antigas a servir de decoração, e as paredes mantêm as antigas estruturas de madeira à mostra.
A sala é ampla, com janelas/varandas viradas para a Rua Cor-de-Rosa e, junto da cozinha, estão dois elementos originais: uma oliveira e uma mesa comprida que parece ser recortada com o mapa de Portugal.
Preparei-me para o brunch de marisco, como se de uma prova importante se tratasse: acordei mais tarde e, sem tomar pequeno-almoço, como é normal, fui direta para a sala… abri o apetite com as primeiras entradas: o presunto de Pata Negra e pão torrado.
Entretanto, começam a servir os mariscos: o Picadinho de Búzios com Camarão estava excelente, assim como a Sopa de Lavagante e o Camarão à la Guillo, que chegou à mesa ainda a ferver na caçarola. Ainda provei o Prego de Atum, que é uma preciosidade desta carta, e vem servido em bolo do caco.
As Ameijôas à Bulhão Pato estavam muito bem temperadas e não consegui resistir em mergulhar o pão no molho. E quando já achamos que o estômago está bem recheado… vem a super Tábua de Mariscos: com percebes, canilhas, sapateira, búzios, bruxas, cavacos, camarão da costa, ambas, lagostins, ostras, etc, – a oferta varia em função da disponibilidade diária e a frescura.
O preço do brunch inclui as seguintes bebidas: água + dois copos de vinho ou duas cervejas ou dois refrigerantes. E inclui ainda o café.
Para terminar, nas sobremesas apelidadas de “Pescaria Final”, vêm também várias opções: o Pão de Ló da Ti Piedade (de chocolate e de ovo) e o cheesecake com morango ou caramelo. Um final a adoçar a boca.
Na ementa tem ainda outra sugestões, como as cataplanas de berbigão e amêijoa real, a lambujinha à Bulhão Pato, o arroz de marisco e o arroz de lavagante, e nas carnes, o bife do lombo grelhado e à Pesqueiro 25. Os mariscos podem também ser apreciados isoladamente (não é obrigatório ser na tábua): berbigão, amêijoas, lambujinha, camarão, sapateira, santola, navalheira, Camarão de Moçambique, Camarão Tigre, carabineiro, gambá nacional, ostras, burriê, búzios, canalhas, percebes da Costa e percebes da Berlenga, lavagante, lagosta, bruxas do mar, lagostim, caranguejo e cavaco.
Quem está à frente do Pesqueiro 25 não é um novato nesta área. A
iniciativa partiu do jovem empresário e chefe marisqueiro João Diogo Mendes, a quem se juntou o amigo e conterrâneo César Lourenço (também ele chefe), Alexandre Mota e o trio de sócios do Grupo 262: Marco Viveiros, Pedro Cleto e Pedro Teixeira.
Natural de Santarém, o jovem de 32 anos, João Diogo Mendes está ligado a estas lides do marisco desde 2014, ano em que abriu, com o seu irmão e o sogro deste, a marisqueira Chapa 7, em Santarém. Em junho de 2016, foi a vez de inaugurar a marisqueira Pesqueiro 25, em São Martinho do Porto, concelho de Alcobaça, e agora esta casa em Lisboa. “O sucesso foi de tal ordem que foi unânime a decisão de se focar na marisqueira da capital, deixando a sociedade da marisqueira em São Martinho do Porto, que assim deixou de pertencer ao universo do Grupo 262 / Pesqueiro 25 e passou a chamar-se Pescaria Final”, informam.
INFORMAÇÕES
Pesqueiro 25 Lisboa
Morada: Rua Nova de Carvalho (ou Rua Cor-de-Rosa), nº 15, 1º – 1200-161 Lisboa (Cais do Sodré), Portugal
Horário: segunda-feira, das 19h00 às 23h30; terça-feira a domingo, das 12h00 às 23h30; brunch de terça-feira a domingo, 12h00-15h00
Telefone: +351 968 828 492
Preço do Brunch de Marisco: 41,25€ (por pessoa) – (o 25, neste e em todos os preços da carta, a fazer jus ao nome da casa)