No Vale do Loire, em França, quando visitei Azay-le-Rideau fiquei instalada no muito pitoresco Hotel Troglododo. Como podem ver pelo nome este é verdadeiramente um hotel nas cavernas, de estilo troglodita: os quartos e as salas ficam dentro de grutas, mas têm um ambiente muito moderno. Fica a cerca de 1,6 quilómetros do Castelo de Azay-le-Rideau.
Segundo me disseram, o hotel e a sua quinta deverão existir desde o século XVI. Cheguei de carro e estacionei no parque do próprio hotel. Mas, para chegar à receção, tenho de descer – há escadas e elevador – porque todas as divisões ficam abaixo do nível da estrada.
É um hotel de três estrelas, mas dá-nos uma privacidade enorme ao ter os quartos separados. Existe uma parte do hotel que não tem os quartos em grutas, mas num edifício moderno (tudo totalmente renovado). Aí os quartos estão juntos, como num hotel normal. No entanto, deixaram à mostra as traves de madeira e alguns elementos do passado. A decoração é sempre muito acolhedora e moderna.
“A casa dos meus pais está ao nível da rua, mas tudo o resto está aqui em baixo”, diz-me o dono do Troglododo, enquanto me encaminha para o meu quarto. Antes de ter descido, parei para admirar a vista para a floresta que está em redor do hotel… que sítio bonito.
Se não tivesse a noção de que estava dentro de uma caverna, e o teto e paredes onduladas, o meu quarto do Troglododo parecia um quarto muito normal. Tem uma cama, uma casa de banho – sanita separada de tudo o resto – um chuveiro grande, também escavado na gruta, e uma decoração que nos faz sentir em casa.
Achei que ia ficar um pouco de frio dentro da caverna, mas não. A janela e a porta têm um sistema elétrico para fechar as persianas e dentro do quarto fica um ambiente agradável. Tem televisão e mesmo estando dentro de uma gruta o wifi funcionou bem.
No exterior, todos os quartos têm uma esplanada e em alguns cantos têm um jacuzzi para poder estar ali a relaxar e desfrutar daquela vista tão verde. Também tem bicicletas que emprestam aos hóspedes, para ficarem a conhecer as redondezas.
O pequeno-almoço fica numa outra gruta, mais à frente. Sinceramente, nem se sente que estamos mesmo dentro de uma caverna… É como entrar dentro de uma casa normal, com uma paredes meias onduladas. São várias as mesas disponíveis e um buffet comprido, com muita variedade.
O pequeno-almoço (por 12 euros por pessoa; crianças com menos de 10 anos pagam 5€; e para menores de 5 anos é gratuito) fica, então, numa sala espaçosa, ao lado da receção, e tem muita coisa para provar. Adorei o bolo de chocolate que lá estava (repeti!), fofo e muito saboroso.
O buffet está disponível desde as 7h30 até às 10h00. Tem pães frescos, croissants, pastelaria (feita por um mestre pasteleiro da vila), compotas caseiras, panquecas (já estavam feitas mas podia aquecê-las na máquina ao lado), frutas, queijos variados de produtores locais, enchidos, e todos os cremes e bolos são feitos também nesta casa. Pode fazer o seu sumo de laranja natural, na máquina disponível e de fácil manuseamento, e tem muitos chás por onde escolher, café, chocolate e leite. É uma forma de começar o dia.
– Quer saber mais sobre Azay-le-Rideau?
– Visite o Château de Azay-le-Rideau
– Onde comer? No Restaurante Cote Cour
– Prove os vinhos do Vale do Loire no Château de l’Aulée
INFORMAÇÕES
Hotel Troglododo
9 Chemin des Caves, 37190 Azay-le-Rideau, Vale do Loire, França
Telefone: +33 2 47 45 31 25
Site
Este hotel é Pet Friendly.
Desafio 2017 – #308 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!