A 10 minutos de Chinon, no Vale do Loire, em França, está o Château du Rivau com os seus jardins de contos de fadas. É assim que é apresentado este Château (Monumento Nacional Histórico Privado) muito dedicado à história local e -à arte contemporânea, tanto dentro dos espaços do château, como nos seus jardins.
Uma coisa que vai ouvir em muitos dos “Château” do Vale do Loire é “Joana D’Arc esteve aqui” ou “Joana D’Arc passou por aqui”. De facto, como estes “Château” (que não são propriamente os castelos que imaginamos como tradicionais) estão quase sempre ligados à realeza, ou a pessoas que estavam ligadas diretamente à família real, é natural que um episódio tão importante da história francesa tenha as suas marcas neste vale.
Os seus jardins feéricos e os seus estábulos renascentistas são os chamarizes de Rivau – é, aliás, essa mistura das arquiteturas medieval e renascentista que o fazem ser único. O castelo foi fortificado no século XV, por Pierre de Beauvau, próximo do Rei Charles VII. O Château foi dote de casamento em 1438 e, em 1510, foram construídos os famosos estábulos, onde se diz que Joana D’Arc terá parado para levar cavalos (os garranhões daqui sempre foram considerados muito bons), para seguir viagem até Orleães.
Com a influência do Renascimento, o Château tornou-se um misto de palácio e fortaleza e a família Beauvau, que aqui esteve durante mais de dois séculos, acabou por o abandonar no final do século XVII. Ficou muito tempo ao abandono, até os atuais proprietários verem a propriedade e se terem apaixonado pelo seu potencial. Foram 10 anos de obras para ficar como está hoje e necessita de manutenção (e amor pelo que se faz) diariamente.
A partir de 1992, Patricia Laigneau e o marido recuperaram não só os edifícios mas também potenciaram os seus jardins, onde expõem inúmeras peças de arte contemporânea. Dentro do Château é possível visitar algumas das salas onde se mantém viva a lenda de Joana D’Arc e onde também estão expostas variadas peças de arte.
No local onde eram os antigos estábulos são projetados filmes sobre a história local e um outro vídeo, contemporâneo, sobre os cavalos históricos e de contos.
E são 14 os jardins dignos de contos de fadas em redor de Rivau. Com design contemporâneo, ao contrário de jardins tipicamente franceses como os de Villandry, por exemplo, os jardins são ocupados por peças que são obras de arte contemporânea.
Descubra o Labirinto de Alice, A Via dos Cheiros, o Jardim da Princesa Rapunzel e muitos outros… Entre as bonitas plantas – é sempre bonito mas, obviamente, na primavera será ainda mais colorido – estão centenas de rosas (dizem que são 500) e muitas plantas raras por descobrir. E fique atento às peças contemporâneas que vai encontrar nos jardins, como as galochas gigantes e as pernas de madeira no meio das árvores, entre outras – saiba também, no local, o que significam, para os artistas, cada uma delas.
E se já visitou este Château, há sempre algo novo a acontecer – há, inclusive, encenações temáticas – e novas peças de arte para conhecer. Há também uma agenda repleta de atividades para as famílias e muitas pensadas especialmente para os mais novos.
O RESTAURANTE
O restaurante é outro dos atrativos deste Château. Pode levar o seu lanche e fazer um piquenique nos jardins – há, inclusive, mesas e bancos para se sentar a comer – mas o restaurante é uma excelente opção para fazer a sua pausa na visita. Almoça e continua a aproveitar tudo o que este Château tem para oferecer.
Como visitei o castelo no mês de julho, muitas das suas propostas, ao almoço, eram frescas saladas e com produtos da terra. Os vinhos sugeridos também são produção da família Laigneau, atual proprietária do castelo.
Tive o prazer de almoçar com a proprietária do Château, Patricia Laigneau, que me recebeu de cesta e instrumentos de jardinagem na mão. Apressou-se a dizer-me que alguns dos legumes que íamos comer são cultivados mesmo ali, naquelas terras. Um pormenor tão importante que não é esquecido e está escrito, no próprio menu, o nome dos produtores e fornecedores dos produtos que serve. O François vende os queijos, o Daniel os frangos, e por aí adiante.
Às saladas pode juntar patés ou queijos, por exemplo, ou simplesmente fazer uma degustação de vinhos com queijos.
As sobremesas são igualmente deliciosas e digo-o baseada no bolo de chocolate que comi… ótimo! Mesmo para quem pede só um café, o mesmo vem acompanhado com pequenas doçuras e são igualmente boas.
Pratos a partir de 9,50€ (reserva aconselhada)
Salão de Chá entre as 12h00 e as 16h00, aberto durante as férias escolares, com partes e bolos caseiros, sumos de frutas, infusões e chás
INFORMAÇÕES
Château du Rivau
Rue du Château, 37120 Lémeré, França
Telefone: +33 2 47 95 77 47