Fiquei apenas uma noite e algumas horas em Saint-Dyé-sur-Loire, no Vale do Loire, em França. Dormi num barco-casa e, de manhã, quando acordei, o pequeno-almoço devia ser levantado na padaria/pastelaria Mom p’tit Charles.
Ainda no ponto de encontro, no barco, e sem conhecer nada em redor perguntei: para que lado fica a padaria/pastelaria?
– Na rua principal. Não há que enganar. É a única padaria de Saint-Dyé-sur-Loire!
Fiquei esclarecida. Depois de dormir no barco-casa (o jantar tinha sido a uns quilómetros daqui, em Blois), levantei-me e fui buscar a baguete e os croissants de oferta à padaria Mom p’tit Charles.
E a verdade é que, quando entrei, ninguém estranhou a cara nova. Trocámos os bons dias, fiz o pedido* e vim à minha vida.
*Olhei para as montras e apetecia-me tudo menos a baguete e os croissants. Os éclaires, então, riram-se para mim. Mas, resisti e trouxe o previsto. Ah! Os croissants, afinal, eram excelentes!
A verdade é que, aqui, em Saint-Dyé-Sur-Loire, os habitantes (pouco mais de 1.000 pessoas moram aqui) estão habituados à passagem de muitos visitantes. Fica a caminho de Chambord, um dos Château mais visitados e procurados de todo o Vale do Loire.
No pouco tempo que lá estive foram dezenas de ciclistas que passaram por mim, e desde crianças até mais velhos. E encontra bastante informação dos caminhos próprios para os ciclistas do La Loire à Vélo – assim como informação dos circuitos pedestres.
Também para o pequeno-almoço, precisava de manteiga e fruta. Por isso, mandaram-me atravessar a rua para ir ter ao único mini-mercado de Saint-Dyé-Sur-Loire. Ainda consegui dar uma voltinha pelo centro… e fiquei com a ideia de que parece uma vila de brincar! Está tudo muito limpo e organizado, casinhas bonitas e com pontos de cor nos jardins floridos. Um sítio lindo para morar… ou para ficar em férias.
Saiba mais sobre o que visitar no Vale do Loire, aqui.
Desafio 2017 – #260 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!