Em Alicante, Espanha, a Basílica de Santa Maria está situada na praça de Santa Maria e é a igreja mais antiga da cidade, datada do século XIV. Da sua praça, olhando para cima, vai ver o Castelo de Santa Bárbara.
A sua construção, ao estilo gótico, foi feita em cima de ruínas de maior mesquita islâmica de Alicante – restos arqueológicos que poderão ser vistos através de um vidro, em frente do altar (eu não consegui ver porque as luzes estavam apagadas mas, por vezes, a visibilidade é maior).
Depois de um incêndio no século XV, a basílica teve de ser reconstruída. A fachada é barroca e mostra duas torres assimétricas construídas nos séculos XIV e XVIII, respetivamente.
Na portada destaca-se a imagem da Virgem, realizada pelo escultor Juan Bautista Borja. No interior, os olhos prendem-se no trabalhado do altar rococó, do século XVIII, e nas capelas que a ladeiam.
Na Sala Capitular encontra uma enorme pia batismal do século XVI. Repare também no órgão barroco valenciano de 1653.
Durante a guerra civil espanhola, a igreja ficou bastante danificada e foram roubadas peças. Entre 1936 e 1939, a igreja foi usada como armazém militar. Desde 2007 que o templo passou à categoria de Basílica.
Desafio 2017 – #250 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!