Em Tours, França, há um centro de arte com projeto arquitetónico do atelier português Aires Mateus. O Centro de Criação Contemporânea é dedicado ao pintor abstracionista francês Olivier Debré e abriu as portas ao público em março de 2017.
O edifício é, na verdade, a junção de dois prédios. Um antigo, onde funcionou uma escola de belas-artes, e um totalmente novo projetado integralmente pelos arquitetos portugueses. Agora, que o centro de arte está à vista de todos se consegue perceber que não existe essa diferenciação. E é como se os edifícios já existissem naquele local desde sempre. Nas imediações ainda estão a ser feitas algumas obras onde deverá surgir um hotel.
Um dos pontos de destaque do projeto do atelier Aires Mateus é um piso térreo com enormes janelas envidraçadas. O edifício tem depois outras salas de exposições e um café-restaurante, que também tem uma esplanada. Estes serviços estão abertos independentemente e pode sem visitados mesmo sem bilhete para o centro de arte.
Numa das salas, onde está uma instalação de líquido no chão (como um lago de óleo, pouco fundo) os reflexos do exterior reproduzem-se no líquido da instalação artística de Per Barclay.
As exposições vão mudando exceptuando a dedicada, de forma permanente, ao abstracionista lírico Olivier Debré (1920-1999).
INFORMAÇÕES
Morada: Jardin François 1er, 37000 Tours, França
Horário: horário de verão, segunda 14h00-19h00, e terça-feira a domingo, 11h30 –19h00; e quinta-feira até às 21h00; horário de inverno, quarta a domingo, das 11h30 às 18h00
Telefone: +33 2 47 66 50 00
Site
Entrada paga para as exposições
Descubra mais notícias e dicas sobre Tours no Viaje Comigo – aqui.
Desafio 2017 – #207 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens! viagens!