Pelo nome se percebe que o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel está ligado à Fábrica Vista Alegre e está situado em Ílhavo. Também na decoração se percebe essa ligação: há porcelanas em todo o lado, com a faceta de utilidade, para servir bebidas e comidas, mas também como objetos de decoração. Em vez de quadros, encontra as porcelanas a decorar as paredes deste hotel de 5 estrelas.
O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel está integrado num complexo único que tem como centro o Terreiro da Vista Alegre que inclui a Fábrica, a Capela Nossa Senhora da Penha de França, o Teatro, o Bairro da Vista Alegre, o Museu, duas lojas de venda ao público da Vista Alegre, uma das quais outlet, e a loja da Bordallo Pinheiro.
Logo na receção do hotel vai encontrar uma instalação artística, com peças de porcelana, e ao lado está uma zona exterior onde se destaca a Fonte do Carapichel, cujas ruínas da parede se estendem até ao interior do hotel. Também junto da receção está uma mesa que tem disponível sumos e água para os hóspedes.
Localizada no Lugar da Vista Alegre, a unidade de cinco estrelas tem duas áreas distintas: o hotel e o Palácio, num total de 82 quartos. O hotel tem 72 quartos dos quais três são suites e existe uma suite master que tem a particularidade de (além de ser enorme!) ser decorada com loiça Vista Alegre “by Christian Lacroix”. O hotel tem várias salas para alugar para os mais diversos eventos.
Mesmo colado ao hotel está o antigo Palácio onde tem outro tipo de quartos, mas igualmente bonitos e confortáveis. Foram todos remodelados e também adotam um ambiente e decoração que mistura (na perfeição, diga-se) o clássico e o moderno.
As banheiras com pés, os lavatórios em porcelana, os tetos trabalhados… todos os pormenores contam. Toda a decoração é minimalista e muito requintada.
Os quartos do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel são muito espaçosos, virados para o rio e para a piscina exterior. No armário está o roupão e os chinelos de quarto e, este, deve ser dos poucos hotéis que tem bonita louça de porcelana da Vista Alegre, junto de uma chaleira, para aquecer água e poder tomar o seu café instantâneo ou chá. Cortesia do hotel.
Na casa de banho vai ter todos os produtos que precisa, desde o champô ao creme hidratante, cotonetes e kit de costura ou de manicure. Na hora da cama, um mimo imprescindível… com os chocolates junto do travesseiro a desejarem “Bons sonhos”.
O hotel tem um restaurante, dois bares, spa, sala com aparelhos de ginásio e, além da piscina exterior, uma piscina interior. Piscinas que agradam certamente a miúdos e graúdos e, por falar nisso mesmo, o hotel quer chamar a si muitas famílias.
O Kids Club é o espaço dos mais novos, com mesas e cadeiras baixas, para os mais pequenos fazerem pinturas e jogos. E até os fraldários estão pensados especialmente para pequeninos, com porcelanas decoradas com motivos infantis.
Neste hotel até os espaços junto do elevador têm, além dos sofás, decoração com porcelanas. Aliás, cada um dos três pisos tem um tema e versa sobre uma parte do processo de produção da porcelana da Vista Alegre: 1 – modelagem; 2 – peças em branco; e 3 – peças decoradas manualmente.
O restaurante do hotel tem, claro, toda a louça apresentada como se fosse um showroom, mas sem que isso nos seja impingido. Pelo contrário. Apetece trazer tudo connosco e fazer a encomenda da louça onde nos servem a comida.
É neste mesmo espaço que é servido o pequeno-almoço. Variados pães, bolos e pastelarias fresquíssimas; cereais, iogurtes; compotas; crepes, panquecas; diversos queijos e enchidos; muita fruta já preparada; pratos quentes como ovos mexidos e tanta coisa que é impossível tomar o pequeno-almoço a correr e ainda bem… este lugar faz-nos acalmar. E não dá vontade de sair de lá….
Uma escada gigante em espiral, pintada de preto, liga o edifício moderno do hotel ao Palácio antigo. E esta recuperação, pode-se mesmo dizer, foi muito feliz a nível arquitetural.
Parece que fazemos uma viagem ao passado só de passar de um edifício para o outro. Mesmo que não fique alojado num destes quartos vá visitar o Palácio.
O Palácio
É um edifício secular – de finais do século XVII – onde mantiveram o traçado original, com tetos e rebocos em gesso e retratos e paisagens nas paredes (nalgumas pinturas está a imagem da fábrica da Vista Alegre ou da Fonte do Carapichel).
Tem dez quartos, incluindo quatro suites. Destaca-se a Suite da Capela, que dá acesso ao varandim da Capela Mor, e a Suite do Postigo, que permite o contato visual com o Altar da Capela de Nossa Senhora da Penha de França.
As pinturas murais do Palácio, datadas de 1947 (na Sala Fundador) e de 1964 (no Varandim dos Pintores), estão assinadas por Palmiro Peixe, António Joaquim Ferreira e Domingos Constâncio (artistas da Vista Alegre) e foram restauradas, durante meses, por uma equipa especializada. O Varandim dos Pintores e a Sala do Fundador são os espaços mais emblemáticos.
À saída do Palácio encontra o terreiro que liga o Museu, as lojas, o Teatro e ali está a Capela da Nossa Senhora da Penha de França. Foi mandada edificar, em finais do século XVII, pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel e adquirida, em hasta pública, em 1816, por José Ferreira Pinto Basto (fundador da Vista Alegre). Em 1910, foi classificada como Monumento Nacional.
Na fachada principal, a capela exibe a imagem da Nossa Senhora da Penha de França, Padroeira da Vista Alegre. No interior, admire os azulejos seiscentistas de Gabriel del Barco, os retábulos em mármore e talha dourada e as abóbadas decoradas com frescos. No vão da Capela-Mor está o túmulo episcopal de D. Manuel de Moura Manuel, num trabalho (incrível!) em pedra de Ançã, da autoria do artista Claude Laprade.
INFORMAÇÕES
Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel
Lugar da Vista Alegre, 3830-292, Ílhavo – Portugal
Telefone: +351 234 241 630
Reservas: +351 232 420 000
Site