Em Tabuaço, o restaurante Tabuad’aço é conhecido pelos seus pratos de cozinha tradicional portuguesa mas também pelos pratos internacionais, criados pelo dono e chef, o austríaco Thomas Egger, que já há muitos anos vive em Portugal. O restaurante fica ao lado das Piscinas Municipais.
Aliás, a história começa precisamente fora de Portugal, onde Egger conheceu a sua mulher, uma portuguesa natural de Tabuaço. Uns tempos depois, foi ele que decidiu vir para Portugal e abrir este restaurante, em 2003.
A fama do Tabuad’aço é conhecida pelo mundo inteiro e para o provar estão as fotografias, com personalidades nacionais e internacionais, que nos aguardam na entrada do restaurante. Desde embaixadores a atrizes, de cantores a apresentadores de televisão. Todos já passaram por aqui e provaram as iguarias de Egger.
Quando visitei este restaurante – que estava cheio! – a ementa que experimentei fazia parte dos “Fins de Semana Gastronómicos no Norte de Portugal“. Provei o bife de lombo com molho de vinho do Porto (que estava uma verdadeira delícia) e, para a sobremesa, um arroz doce.
As entradas foram feitas com enchidos, como salpicão, presunto, chouriço, queijos, salada de grão de bico, alheira grelhada e bôla de carne. Tudo muito bom também.
Outras especialidades desta casa: cabrito recheado e assado no forno, o Bacalhau a Tábua d’ Aço, os peixinhos de escabeche, Polvo À Tábua d’ Aço com Batatas a Rodelas, o javali, Costeleta de Vitela à moda do Douro e, nas suas sobremesas, o leite creme, bolo bolacha, pudim, e o famoso bolo rei de Tabuaço.
Tem também um prato vegetariano: massa com molho de espinafre ou tomate.
O Chef Thomas Egger
Nasceu em Tirol, em 1975, na Áustria. Apaixonou-se por Portugal e pela bela portuguesa Maria de Fátima, com quem casou no ano 2000.
Actualmente chefia a cozinha do Tabuad’aço e já esteve presentes em programas de televisão na RTP, SIC Internacional e Porto Canal. E organiza a Semana Tirolesa, que se realiza todos os anos na última semana de novembro.
Em 2013, começou com um novo projeto, a produção de azeite extra virgem e azeite biológico, um produto de excelência, com a marca Chefe Thomas Egger. Em 2014, lançou o primeiro vinho verde com marca Thomas Egger.
Diz ser o único “Green Chef” em Portugal, ou seja, pertence a uma associação de cozinheiros que só utilizam produtos locais na sua cozinha e o que sobra é oferecido a quem precisa na comunidade. Não há desperdício de comida neste local.
INFORMAÇÕES
Restaurante Tabuad’aço
Rua Môa, Edifício Piscinas Municipais, Tabuaço
Telefone: +351 254 781 711