O Hôtel Les Mérinides pode não estar no centro da Medina de Fez, mas tem a melhor vista para a cidade, a partir das chamadas Colinas de Fès. É o local preferido para tirar fotografias: de manhã, ao nascer do sol, ao pôr do sol… dá-lhe sempre uma imagem diferente. Os seus restaurantes servem boa comida, desde a tradicional marroquina até pratos internacionais, e o pequeno-almoço é muito completo.
Neste hotel de 5 estrelas, virado para a Medina de Fez, perdemos o olhar no casario encavalitado, maioritariamente branco, as antenas de televisão e ficamos a ouvir, ao longe, o chamamento do muezzin nas horas marcadas das orações. Mas sobretudo, nota-se um silêncio profundo, que esconde o frenesim que acolhe a Medina.
A piscina, no terraço com esplanada, tem essa mesma vista, que abarco igualmente da janela do meu quarto. Não há melhor! Dentro do quarto há uma enorme cama, confortável, uma secretária e uma zona com mesa e cadeiras, onde me deixaram, como boas-vindas, os frutos secos típicos de Marrocos e também a doçaria, que tem quase sempre como base as amêndoas e mel. Verdadeiras perdições!
O hotel tem 103 quartos e em todo o edifício tem acesso Wi-Fi gratuito. Os quartos possuem ar condicionado, televisão por satélite, mini-bar e na casa de banho o secador de cabelo. Se quiser quartos maiores tem ainda suites também com vista para a Medina de Fez, uma cidade com mais de 12 séculos de história.
O hotel apresenta três restaurantes: um deles é o tipicamente marroquino. Fica situado no 3º piso e foi onde, pela primeira vez, me serviram uma salada marroquina com algo que eu não conseguia perceber o que era… provei na mesma mas não gostei do sabor. Vim depois a saber que eram miolos… não obrigada!
Mas, não fique impressionado (se for o caso!) basta dizer que não quer isso na sua salada. Até porque o restaurante tem tudo o que faz parte da cozinha marroquina e é tudo muito bem cozinhado. E o restaurante La Kouba du Ciel tem ainda um outro ponto que é um chamariz… o teto abre e pode estar a jantar, dentro de paredes, mas com vista para o céu estrelado. É um verdadeiro espetáculo ver o teto abrir. E é algo que dá muito orgulho aos empregados que aqui o vão servir.
Tem ainda o L’Impérial, um restaurante buffet – onde são também servidos os pequeno-almoços – com gastronomia internacional e onde há de tudo um pouco, para agradar aos hóspedes de várias nacionalidades. E o terceiro restaurante é o La Terrasse de Fès, com snacks e refeições leves junto da piscina.
Ao pequeno-almoço há uma grande escolha: desde os croissants, à pastelaria, até às panquecas e pão marroquinos, saladas, muitas frutas e saladas. Pode pedir, inclusive, um chá marroquino para acompanhar, mas recorde-se que leva sempre algum tempo a fazer, com o seu ritual de misturar o líquido com o açúcar.
Na entrada, junto da receção, tem lojas e vários recantos, com sofás, onde se sentirá como em casa. É um hotel que, apesar do requinte marroquino, se torna muito acolhedor. Como é tradicional, tem uma fonte junto da entrada.
Reserve aqui o Hôtel Les Mérinides
– Pode procurar aqui outros hotéis em Fez.