Em Portugal, no concelho da Anadia, a Curia é conhecida pelas suas termas e parques verdes, na região centro do país. Na primeira metade do século XX era uma zona muito visitada pelas classes altas que procuravam tratamentos para o corpo nas termas, mas também um local para as férias e para relaxar. Ainda se notam em muitos edifícios o requinte e a elegância dessa época, em que havia festas glamourosas todos os dias.
Nos edifícios, nomeadamente nos hotéis, muito requintados a combinar com a época da sua construção, pode ainda ver-se a arquitetura Belle Époque e Arte Nova em muitos detalhes. os salões de festas, de tetos altos, amplos, para se jantar e dançar; as salas de leitura e relaxamento, os jardins imensos para passear…
De salientar que, já desde o tempo dos romanos, a Curia e as suas termas eram procuradas, dando-lhes o nome de Aqua Curiva, que significa “água que cura”. E ainda hoje são muito procuradas, ainda que seja, em grande maioria, por pessoas de uma faixa etária mais elevada.
As águas minero-medicinais da Curia são de natureza sulfatada cálcica e magnésica. Com estas propriedades específicas, estão especialmente indicadas no tratamento de doenças como a gota, pedra nos rins, infecções urinárias, hipertensão arterial, reumatismo, problemas de coluna e artrite, entre outras.
O Hotel das Termas, além do spa e dos tratamentos das termas, tem um campo de golfe, percursos de caminhada com quase três quilómetros, onde também pode fazer passeios de bicicleta. O parque que rodeia o complexo termal e o hotel tem cerca de 14 hectares de frondosas árvores e lagos.
Existem dois hotéis da Curia que se destacam pela suas história e arquitetura e que eram os escolhidos pelas classes mais abastadas para passarem aqui os dias anuais de descanso. Chegaram a estar ao abandono e agora voltaram a ser quase uma moda, já que voltamos a pensar em cuidar mais do nosso corpo, com alternativas naturais.
O hotel de 4 estrelas Curia Palace, Hotel Spa & Golf é uma preciosidade arquitetónica que foi recuperada, onde consegue ter salas grandes, elegantes, decoradas ao estilo dos anos 20, um elevador antigo, em madeira, e junto da entrada uma central telefónica. Cá fora está a piscina exterior onde, em tempos, se passeavam totalmente vestidos e com sombrinhas para não queimarem a pele com o sol.
O Hotel Termas da Curia tem 3 estrelas e está inserido no Parque da Curia. A sala de pequeno-almoço mantém a elegância de outros tempos e a decoração dos quartos é clássica. Tem no exterior uma piscina, rodeada de árvores, e lagos.
Pode pesquisar aqui todos os hotéis disponíveis na Curia.