Desde 1772 que, em Viana do Castelo, os pescadores fazem o pedido de proteção à Senhora da Agonia e transformaram essa tradição numa das maiores romarias de Portugal. A que apelidam de “Rainha das Romarias”, em Portugal, realiza-se sempre no mês de agosto e engloba o dia 20, que é feriado municipal na cidade.
A Romaria da Senhora da Agonia recebeu, em 2013, a Declaração de Interesse para o Turismo, já que leva, todos os anos, milhares de fiéis e curiosos até Viana do Castelo. Se, por um lado, nasceu como uma missa solene, hoje em dia é bem mais do que uma celebração religiosa. As festas incluem a procissão ao mar mas também arraial, concertos, desfiles e cortejos etnográficos, tapetes de sal coloridos, gigantones e cabeçudos, tocadores de bombos e em 1906 nasce a Festa do Traje, que mostra os trajes tradicionais da região: de noivas, mordomas e lavradeiras.
O programa da Romaria da Senhora da Agonia pode ser visto aqui.
1. Mordomas
As raparigas vianenses vestem traje escuro com lenços de seda coloridos e peças de ouro tradicionais – estima-se em cerca de 14 milhões de euros o valor das centenas de quilos de peças de ouro usadas.
Participam centenas de vianenses no Desfile da Mordomia: mais de 300 raparigas que mostram orgulhosamente os trajes das suas terras, pelas ruas da cidade.
2. Trajes
As Mordomas, ou seja, as raparigas da cidade, normalmente trajam de azul escuro ou preto. Roupas que serviam antigamente como os mais tradicionais vestidos de noiva.
Os trajes de lavradeiras são coloridos e as cores eram usadas de acordo com as terras onde viviam:
– Azul para quem vive perto do mar;
– Verde para as que vivem perto dos campos e montanhas;
– Vermelho é à moda do Minho.
Em Viana do Castelo há o Museu do Traje onde poderá ver todas as vestes tradicionais. Fica na Praça da República, no centro da cidade.
Informações: +351 258 809 306
3. Os chinelos
São o calçado tradicional, de verniz, e são pretos com bordado em linha branca.
4. As saias
As saias rodadas e pretas das Mordomas. Têm o escudo nacional trabalhado com lantejoulas e missangas.
5. Palmito e vela
É um arranjo de flores que as raparigas levam no desfile. Também levam uma vela e reza a lenda que se a vela apagar a rapariga não está “em condições para casar”.
6. Procissão
É a Procissão dos Pescadores, com os andores de Nossa Senhora d’Agonia, Nossa Senhora dos Mares e S. Pedro. Depois de ser dada a bênção ao mar e às embarcações, a Procissão segue para o mar e rio. O regresso ao Santuário é feito pelas ruas da Ribeira, engalanadas com as colchas típicas nas varandas e os tapetes coloridos.
7. Noite dos Tapetes
A “Noite dos Tapetes” acontece sempre de 19 para 20 de agosto, de forma a que os tapetes com muitos quilos de sal colorido (mais de 30 toneladas) sejam colocados em cerca de mil metros de ruas por onde vai passar a procissão. São verdadeiras obras de arte feitas pelos vianenses e sobretudo pelas gentes da Ribeira.
As ruas da Ribeira começaram a ser enfeitadas em 1968, primeiro com motivos do mar e colchas penduradas nas varandas. Os tapetes eram inicialmente feitos com flores e serrim mas, devido ao vento, optou-se por usar o sal, sendo mais pesado e não voando.
8. Cortejo
É um Cortejo Etnográfico que acontece na tarde do último dia das festas. O cortejo passa em várias ruas da cidade, durante mais de 2 quilómetros e mais de duas horas.
Antigamente, o cortejo era a Parada, já que os carros alegóricos eram puxados por juntas de bois e depois passaram a ser por tratores.
Sabia que: o carro alusivo ao “Galeão” e à época dos Descobrimentos portugueses é o único que se mantém no Cortejo há mais de meio século?
9. Fogo de artifício
Durante a romaria, são lançados mais de 25 mil foguetes!
De manhã, os foguetes marcam a “Alvorada”, pelas 8h00, e no início de cada quadro festivo é lançado o fogo de “chamada”, com meia dúzia de foguetes.
10. Gigantones e Cabeçudos
É fácil dar por eles com o barulho dos tambores por perto. Até porque são mais de 200 tocadores de bombos que acompanham os Gigantones e Cabeçudos.
Sabia que: um bombo grande pode pesar cerca de 12 Kg?
E que durante o despique, um tocador de bombo pode perder entre 800 a 1.000 calorias?
Todas as fotografias são propriedade da página do Viana Festas – Direitos Reservados