O Vintage House Hotel fica no coração do Douro Vinhateiro, virado para o rio Douro, vizinho da vila do Pinhão e da sua estação ferroviária.
A estação do Pinhão tem uma história ligada ao transporte de vinho do Douro e do Porto. Eram aqui carregadas as pipas, que depois chegariam a variados destinos, mas sobretudo à cidade do Porto, tomando como casa as caves de Vila Nova de Gaia.
A atual dona do Vintage House Hotel é a The Fladgate Partnership, proprietária das casas de vinho do Porto Taylor’s, Croft, Fonseca e Krohn. É igualmente a que gere o The Yeatman, hotel e restaurante com estrela Michelin, em Vila Nova de Gaia. As remodelações são recentes e este hotel, de 5 estrelas, passou a ter quatro novas suites, espaços renovados e uma nova área de receção.
Atualmente, este hotel conta com 47 quartos, todos com vista para o rio Douro – no total, são 36 quartos standard, 5 junior suites, 2 deluxe suites e 4 master suites.
Os quartos são espaços amplos – assim como as casas de banho – com camas enormes e muito confortáveis. Pela janela consegue ver o rio e os montes durienses com os seus pitorescos vinhedos. De salientar que está inserido na mais antiga região demarcada de vinhos do mundo, o Alto Douro Vinhateiro.
Na varanda do quarto tem duas cadeiras para poder ficar a apreciar este belíssimo cenário natural quando quiser, nem que esteja em trabalho.
De manhã, o pequeno-almoço, que é servido em buffet, tem uma sala especial, com uma grande varanda com vista para o rio. Há uma grande variedade de fruta, pães, pastelaria, cereais, iogurtes e sumos naturais. Pode fazer a sua infusão por saqueta, mas tem chá à parte para fazer a sua própria escolha de ervas. Nos pratos quentes há, além de ovos, tomate, feijões, salsichas e bacon, e também panquecas.
No exterior, a piscina tem também vista para o rio e é muito convidativa nos dias mais quentes do Douro. Também tem campo de ténis, disponível para quem pratica.
Se estiver mais fresco, são muitas as acolhedoras salas do Vintage House Hotel: o Bar “Library”, com piano e lareira, e a sala de estar com lareira, junto ao bar.
No hotel, existe o Restaurante Rabelo que propõe a prova de pratos tradicionais. Usa os ingredientes da região e receitas típicas para fazer as iguarias, com base na gastronomia portuguesa. O restaurante é decorado com pinturas e motivos ligados às vindimas e aos vinhos durienses.
Se o tempo estiver mais quente, é possível jantar e almoçar na esplanada do restaurante, com vista para o rio, à sombra de uma pérgula.
No restaurante, experimentámos os rolinhos de pato confit com molho de citrinos, como entrada, e no prato principal o bacalhau em cama de Gomes de Sá com capa de pimentos assados e milho verde. Para sobremesa, veio um mini pudim Abade de Priscos com granizado de frutos vermelhos e gruée de cacau.
Como é incontornável, para as harmonizações para os pratos, o hotel renovou a carta de vinhos e tem também a opção de vinho a copo. Pode fazer provas de degustação e cursos sobre vinho, mas é necessário fazer marcação antecipada.
Se desejar poderá fazer uma visita à Quinta da Roêda, mesmo ao lado do hotel, e que pertence aos atuais donos do Vintage House Hotel. É uma quinta muito bonita e que tem um centro de provas e loja onde poderá adquirir (e provar, claro!) vários vinhos da marca Croft.
Se sair do Vintage House, na direção do rio Douro, são vários os barcos que fazem passeios variados. O hotel trabalha diretamente com alguns deles, por isso, poderá informar-se melhor na receção, sobre quais as opções dos parceiros turísticos.
O hotel tem diversas entradas – junto à ponte do Pinhão e outra virada para o rio – e ainda uma entrada direta a partir da estação de comboios do Pinhão, o que permite que faça a sua viagem na linha do Douro, por exemplo, e estará à porta do Vintage House. Simples.
INFORMAÇÕES
Vintage House Hotel
Rua Manuel António Saraiva, Pinhão, Portugal
Telefone: +351 254 730 230