Em 2014, a pacata vila de Erriadh, na ilha de Djerba, na Tunísia, transformou-se. As paredes, nas ruas, receberam o trabalho de vários artistas que lhe deram uma outra vida, com as suas expressivas pinturas e obras de arte.
Nesta pitoresca aldeia tunisina, 150 artistas, de 30 países, participaram no projeto de arte de rua “Djerbahood”, em 2014, que foi comissariado pelo artista tunisino-francês Mehdi Ben Cheikh.
A vila de Erriadh é uma das mais antigas da Tunísia e, por isso mesmo, é ainda mais impressionante o contraste entre as modernas obras de arte, nas ruas, e as suas casas tradicionais, assim como o seu ambiente calmo.
É um local relaxante e onde a tolerância religiosa é bem visível, com a harmonia que existe entre muçulmanos, judeus e cristãos ,que aqui vivem há séculos.
Se a ilha de Djerba é conhecida como um destino muito turístico, com o projeto “Djerbahood”, Erriadh tornou-se um local predileto para quem gosta de arte urbana e é tida como um museu ao ar livre.
Ao todo são mais de 250 obras de artistas, dos quatro cantos do mundo, que gastaram mais de 4.500 latas de tinta e spray.
O dinamizador de “Djerbahood” foi o tunisino Mehdi Ben Cheikh, que conseguiu convencer os moradores e empresas de Erriadh a disponibilizarem as suas paredes aos artistas. Esta também foi uma forma de chamar a atenção internacional para Djerba, depois da Revolução de 2011.
Curiosidades
– Entre os 30 participantes estão quatro artistas de Portugal representados: Dantonio, Arraiano, Add Fuel e Mario Belém.
– Entre as imagens das paredes está uma sequência que ensina a vestir o traje tradicional feminino da ilha de Djerba. Pode ver aqui essa parte no vídeo acima.
Ao passear pelas ruas da vila de Erriadh, em Djerba, vai encontrar lojas tradicionais e algumas viradas para o turismo, com pinturas e também artesanato.
Descobrimos a Espace G2L, uma loja com artigos modernos e de design – com cores chamativas -, assim como produtos da terra e gourmet, como chás ou compotas. Nas traseiras tem uma, muito convidativa, esplanada onde pode tomar um café enquanto descansa para tornar a ver mais obras pelas ruas.
Mais informações sobre o projeto aqui e aqui.
O VIAJE COMIGO viajou a convite do Operador Turístico Travelers, com o apoio da Tunisair e do Turismo Nacional da Tunísia.
Saiba mais sobre a Tunísia, no Viaje Comigo. Leia aqui.