A Casa do Paço de Pombeiro é uma unidade de alojamento e de turismo de habitação, em Felgueiras, no norte de Portugal. Rodeada de um verdejante cenário, os quartos dividem-se em dois estilos: os mais clássicos, da casa principal, e os dos edifícios mais modernos. O Viaje Comigo foi conhecer.
Mal estacionamos o carro, sobressai a grande casa de pedra que é a histórica Casa do Paço de Pombeiro. Histórica porque resiste há vários séculos, sendo que parte da edificação mantém-se como original. Uma parte terá caído mas terá sido reconstruída mantendo a traça arquitetónica.
Segundo a Direção do Património Cultural é provável que a construção seja de início do século XVI – “Casa nobre manuelina, de planta em L, em granito aparente e fachadas ameadas. Portal ameado, aberturas chanfradas e cornija papo de rola com gárgulas.” – e publica esta cronologia:
Séc. 16 – Provável construção da casa;
1610 – João de Melo Pereira (descendente do Comendatário de Pombeiro, D. António de Melo) faz a demolição até meio de uma torre ali existente;
2005 – Classificado como Monumento de Interesse Público.
No total, o Paço de Pombeiro tem 10 quartos (duplos, casal e um familiar com várias camas disponíveis) e uma piscina exterior com vista para os jardins e para os campos de vinhos verdes.
No edifício mais recente é onde são servidos os pequenos-almoços (também podem ser servidos na casa principal caso a ocupação não seja muito grande) e é onde está a mesa de bilhar.
Ao pequeno-almoço há sumo de laranja natural, queijos e enchidos, fruta e pão de ló caseiro, bolachinhas, iogurtes, compotas, cereais e pães frescos. Pode ainda pedir chá, café e leite.
Também poderão servir almoços e jantares, mediante reserva antecipada ou então sugerir alguns dos restaurantes da região.
Apesar de muita gente gostar mais do estilo clássico de uma casa nobre, com as camas altas, madeiras escuras e paredes em granito, há quem prefira os quartos mais modernos. Daí terem apostado em unidades singulares que têm cama, uma pequena área de sala e uma casa de banho.
Nos quartos mais recentes, um grande vidro é a montra para os campos verdes e só isso faz com que muitos prefiram escolher estes, ainda que a casa também tenha a mesma vista.
Os quartos da casa principal, apesar de terem uma decoração mais clássica, decorados com móveis e peças de decoração vintage, têm alguns toques modernos em pormenores, como os candeeiros, por exemplo.
As camas são muito confortáveis e há aquecimento central, porque pode contar com as temperaturas mais baixas do ambiente campestre, durante a época fria. Nos quartos, junto das janelas estão inseridos nas paredes os bancos de pedra.
As salas são repletas de pormenores para ficarmos atentos: fotos antigas da família nobre (que ainda mantém a casa, de geração em geração), os livros e quadros antigos, os candeeiros, as louças e os charmosos sofás e cadeirões.
Quando o tempo começa a aquecer, são colocadas as mesas e as cadeiras para várias esplanadas na propriedade, tanto junto da casa principal como nos quartos mais contemporâneos.
E, na sala de jantar, é impossível não reparar na enorme lareira que ocupa uma parede inteira e que inclui um forno, que ainda hoje em dia é usado para os cozinhados, como o cabrito assado por exemplo.
É possível fazer caminhadas nas redondezas para conhecer a pitoresca Aldeia do Burgo, a ponte romana, ou mesmo o Mosteiro do Pombeiro que se consegue avistar a partir da casa. A Casa do Paço de Bombeiro está integrado na Rota do Românico.
INFORMAÇÕES
Casa do Paço de Pombeiro, Rua do Burgo, 590, Pombeiro, Felgueiras
Telefone: (+351) 917 244 435 / 912 284 803 ou info@pacodepombeiro.pt
Tem canil e estacionamento
Pode pesquisar aqui outros locais de alojamento em Felgueiras.