O Palácio do Governador é um hotel de cinco estrelas, situado na área de Belém, em Lisboa, Portugal. Fica a cerca de 400 metros do Centro Cultural de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos e, claro, Torre de Belém. Uma ótima localização, portanto.
A sua construção assenta num local histórico, já que foi a antiga casa do governador da Torre de Belém, Gaspar de Paiva, no século XVI. Mas, a sua antiguidade é ainda maior, já que foram descobertos vestígios romanos dos séculos I e III, que pode logo ver na entrada do edifício, agora remodelado, com as chamadas cetárias, que pertenciam a uma antiga fábrica romana de garum, ou seja, de molho de peixe.
Junto ao Spa tem um pequeno ginásio e uma enorme piscina interior, que conjuga o moderno e o antigo. Nas traseiras, está a piscina exterior e os jardins que avistam a Torre de Belém e o rio Tejo, lá ao fundo. Um espaço, que conta ainda com um espelho de água, e que é um local bastante relaxante.
No Palácio do Governador são várias as salas para descobrir. Junto da recepção está a que já foi uma antiga capela, decorada com azulejos antigos totalmente restaurados. Tem um coro alto e onde existiu o altar-mor está agora uma instalação, como se fosse um órgão de tubos.
A referência ao azul e branco prolonga-se em todas as divisões. Há uma sala com televisão, um bar, uma biblioteca e uma sala de estar onde estão azulejos antigos expostos como quadros. Todos os tetos das salas são em madeira. E, de se destacar, é a casa de banho, junto das salas, com um mosaico de pastilha que enche a vista.
Nos quartos, a casa de banho está dividida. Por isso vai encontrar um chuveiro enorme junto dos lavatórios (alguns quartos têm banheira, para os banhos de imersão). A televisão quase passa despercebida na decoração do quarto onde o azul e branco domina. As camas são super confortáveis assim como as almofadas.
Procure no armário os mimos (além dos que estão junto dos lavatórios, como o creme de corpo ou as cotonetes): os chinelos e os roupões. Os 60 quartos do palácio são todos diferentes e adaptados à arquitetura original.
No piso -1 está o restaurante Ânfora que serve todas as refeições, desde o pequeno-almoço (em formato buffet) até ao jantar à carta. O restaurante tem também os tetos com abóbadas originais, o que o torna um local muito bonito e acolhedor.
Cá fora vai encontrar várias as esplanadas, convidativas nos dias de maior calor. A vista é única: para o rio e para a Torre de Belém.
INFORMAÇÕES
Palácio do Governador, Rua Bartolomeu Dias, 117, Lisboa
Telefone: (+351) 213 007 009