Em Ponte de Lima, mais precisamente em Gemieira, está o Carmo’s Boutique Hotel , de cinco estrelas, que faz parte dos Small Luxury Hotels of the World. Ou seja, pequenos hotéis (não em tamanho, mas em número de camas) em que o charme e o luxo estão em destaque. E já ganhou diversos prémios, como é o caso do Best Of Wine Tourism 2016, na categoria de Alojamento.
Chegamos ao final do dia ao Carmo’s Boutique Hotel. Ainda o sol não se tinha posto totalmente, mas já se ouvia o crepitar da madeira nos fogareiros e lareiras que estão espalhadas pelos jardins do hotel, para aquecer os hóspedes que desfrutam de uma noite de quase-primavera no mês de janeiro.
Ficámos com os olhos retidos no que chamam de Oficina. Uma espécie de adega requintada – com candelabros e velas acesas – cujo espaço está decorado com garrafas de vinho, pipas e algumas mesas onde os visitantes se podem sentar para provas vínicas e para acompanharem com petiscos.
Há menus de provas de vinhos (doces, brancos e tintos), acompanhados com degustação de enchidos, queijos, azeitonas, azeites, conservas, entre outros. Pode pedir vinho em garrafa ou a copo.
Os 15 quartos do Carmo’s Boutique Hotel (12 duplos ou twin – apelidados de Quartos Prestígio – e 3 suites) fazem com que esteja quase sempre cheio, com hóspedes que procuram sossego e algum romantismo.
O projeto arquitetónico é arrojado e tem a autoria de Carvalho Araújo, que usa o cimento como matéria-nobre e que está à mostra em todo o lado. Para contrastar, com essa “rudeza” cinzenta, a decoração é sempre acolhedora e com pormenores vintage e clássicos, como é o caso do lustre (ou candelabro) de cristal que sobressai na sala principal, junto à entrada (que é também a sala de refeições, tanto para jantar como para o pequeno-almoço).
A sala é daqueles locais de onde não dá vontade de sair. Há livros em todo o lado. Nas estantes, nas mesas e dividem o espaço com várias garrafas de vinho nacionais, mostrando a disponibilidade dos mesmos para acompanhar a carta.
Há peças de decoração vintage, como os rádios antigos, e muitos quadros e desenhos, marionetas de madeira, um piano, guitarras, e sofás confortáveis onde pode estar e degustar calmamente a sua refeição. À noite, ao jantar, o ambiente torna-se ainda mais intimista e acolhedor, com as velas acesas.
De manhã, ao pequeno-almoço, a claridade e o verde dos campos vizinhos entram pelas enormes janelas do espaço. Há uma mesa com doces e compotas para aguçar o apetite, mas tudo é-nos servido à mesa.
Quer café, leite, ou chá? Tem ainda sumo de laranja natural, fruta, pães, queijos, fiambre e enchidos, cereais, iogurtes, mas pode também pedir panquecas ou ovos mexidos. Além da pastelaria, há bolos caseiros como o de chocolate e o cheesecake, por exemplo.
No exterior do edifício, está uma tenda que é o prolongamento daquela sala. Tem sofás grandes, um relógio em móvel antigo, uma lareira, e é aqui que pode descansar depois do jantar, por exemplo. Muitas vezes passam filmes na tela grande e até pipocas providenciam, para usufruto dos hóspedes.
Cá fora, umas poltronas acolhem um casal, iluminado pela luz da lua e das velas que os rodeiam. Nada é deixado ao acaso… são dezenas de velas, uma bicicleta antiga só para decoração, e uma lareira no exterior que tornam o ambiente muito mais romântico.
Os quartos, dizem-nos, têm todos decoração diferentes. Ficamos num onde o branco sobressai, assim como a enorme cama, com cortinas brancas (em formato dossel-um-pouco-moderno) e uma casa de banho com banheira, para os banhos de imersão, e chuveiro.
Tem diversos apontamentos que lhe dão um ambiente único, como as peças de decoração, as obras de arte (como quadros) e a colcha de renda, pousada aos pés da cama, que mais uma vez faz o contraste entre o moderno e o tradicional.
Na casa de banho do quarto tem um saquinho com todos os produtos que precisa: a touca de banho, o creme de corpo, sabonetes, escova e pasta dos dentes, as limas, cotonetes, kit de costura, pente e calçadeira. O champô e o gel de banho estão no chuveiro.
No piso inferior está o Spa – com tratamentos e massagens – e a piscina interior, assim como o jacuzzi. Um espaço de total relaxamento, onde também a decoração não é deixada ao acaso. Tem um jacuzzi rodeado de vários objetos que saltam à vista, como o cadeirão romântico, os bancos otomanos, o incensário e o balde de água fria.
No Divino SPA, o destaque vai para o Ritual Rainha: um tratamento com banho em 100% puro leite de cabra. Mas há muitos outros programas originais, como o Ritual de Banhos de Imersão, preparado no seu próprio quarto, com velas e óleos essenciais biológicos.
Nota: a piscina interior e o Spa só poderão ser usufruídas por maiores de 13 anos e sempre acompanhados por adultos. Para que não haja qualquer interrupção do ambiente relaxante que se sente neste espaço.
Além de ser um espaço de alojamento, o Carmo’s Boutique Hotel também providencia experiências: jantares vínicos, passeios de Enoturismo na região dos Vinhos Verdes, visitas a quintas produtoras, piqueniques na vinha e nas margens do Lima, golfe (nas proximidades), passeios no Lima, programa “Pastor por um dia”, BTT, e viagens culturais a cidades como Porto, Braga, Guimarães, passeios no Gerês e, claro, Ponte de Lima, que é já ali ao lado.
O hotel tem programas desde 1 até 5 noites, sempre com atividades diferentes – dependendo dos seus gostos e do que quer fazer.
Os jardins do Carmo’s Boutique Hotel merecem que lhes dedique pelo menos um passeio de alguns minutos. Visitámo-los no inverno e mesmo assim são bonitos. Imaginámos que na primavera sejam idílicos. No topo do edifício, rodeada de árvores e arbustos, está a piscina exterior, com as suas camas, onde pode relaxar e, nos dias quentes, apanhar banhos de sol.
Mais acima, o Carmo’s Boutique Hotel tem a sua ligação à terra. Do lado esquerdo estão as vinhas do vizinho (de onde têm as uvas para vinho do hotel, que está ainda em produção e tem a mão do famoso enólogo Anselmo Mendes) e do lado direito está o picadeiro onde passeiam dois póneis: o Black e o Frederico – que também fomos visitar. Neste jardins, tem ainda lugar uma horta biológica, de onde são colhidos produtos para a cozinha do hotel.
Ao jantar experimentámos os cozinhados com base na gastronomia portuguesa – da autoria e coordenação do chef João Araújo. Entre a hesitação do cabrito assado e do bacalhau, fomos para o segundo, estando ainda de olho na proposta de uma caldeirada de peixes… Mas não nos arrependemos da escolha. Havia outros pratos de carne, mas nem olhamos para eles.
À entrada, escolhi um carpaccio de polvo, seguida do prato de bacalhau no forno, recheado com presunto e broa, e à sobremesa… uma deliciosa fatia de bolo de chocolate com natas e gelado de baunilha. Uma verdadeira guloseima. O restaurante também está aberto a quem não esteja aqui hospedado mas deve fazer a reserva prévia, já que o espaço é limitado.
Este é o local perfeito para relaxar!
INFORMAÇÕES
Carmo’s Boutique Hotel
Morada: Estrada Nacional 203, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Portugal
Telefone: +351 910 587 558
Estacionamento e wifi gratuitos