É um dos mais tradicionais doces portugueses e faz parte de muitas mesas em épocas festivas, quando se reúnem as famílias, como o Natal ou a Páscoa, por exemplo.
Não se conhecem as origens do surgimento do Pão-de-Ló de Ovar mas pensa-se que terá tido origem conventual. Apesar disso, existem provas que será anterior ao século XVIII, uma vez que é referido na obra “Os Passos” de 1781.
O Pão-de-ló de Ovar destaca-se dos outros (como o de Margaride ou o de Arouca), que são mais secos no seu interior, não deixando de serem todos verdadeiras iguarias típicas portuguesas.
No Pão-de-Ló de Ovar, o topo do bolo traz uma capa fina que foi cozida, enquanto no seu interior, grande parte da massa ainda está húmida e poderá ser comida à colher. Em muitos locais, mais tradicionais, ainda é cozido dentro de uma forma de barro. Uma verdadeira perdição.
Entretanto, pode ver muitas mais receitas aqui! Bom apetite!
COMO FAZER
Ingredientes
12 gemas
4 ovos inteiros
250g de açúcar
100g de farinha peneirada com fermento
1 pitada de sal
margarina para untar
papel vegetal
Preparação
1- Junte as gemas, os ovos e o açúcar numa tigela e bata tudo durante 15/20 minutos.
2- Envolva depois a farinha com aquela mistura.
3- Unte uma forma redonda com manteiga e forre com papel vegetal. Coloque a massa na forma.
4- Pré-aqueça o forno a 220º e leve a massa a cozer durante 10 a 15 minutos (não deixar cozer muito para não secar). Como saber se está pronto? Espetar um palito na massa da borda do Pão-de-ló. Se sair seco é porque já estará pronto.
5- Retire e deixe repousar até ficar completamente frio.
Só depois de frio deve retirar o bolo da forma. Sirva frio.
Bom apetite!