O Wat Benchamabophit (Marble Temple, em inglês, que aparece em muitas descrições) é também conhecido como Templo de Mármore. É sua imagem deste templo que aparece nas moedas de 5 baht.
Quando fomos visitar o Wat Benchamabophit estava a decorrer uma cerimónia, por isso, não pudemos ir visitar o interior. Também por isso mesmo não pagamos entrada.
O Templo de Mármore, Wat Benchamabophit, começou a ser construído em 1899. Da sua arquitetura e decoração sobressaem os seus típicos telhados sobrepostos, vitrais e janelas, assim como o uso de mármore branco italiano, de Carrara.
Nas traseiras está um pátio onde os monges fazem as suas refeições e onde se destacam, numa galeria, 52 estátuas de Buda, que simbolizam diferentes tipos de Budismo.
No interior do templo, além da famosa estátua dourada de Buda, iluminada em azul, estão enterradas as cinzas do rei Chulalongkorn.
Durante a manhã os monges recebem as doações que fazem as suas refeições e não só: são pequenos cestos já pré-preprados, nas lojas, que podem ter desde arroz, incenso, toalhas, produtos de higiene e até guarda-chuvas.
Como em todos os templos, os visitantes têm de estar vestidos de acordo com as regras antes de entrarem. Camisolas curtas, ombros à mostra, saias e calções curtos não são permitidos. Lembre-se também que terá de deixar os sapatos à entrada do templo.
INFORMAÇõES
Morada: Wat Benchamabopitr, Sydney Road, 69, Dusit, Banguecoque, Tailândia
Horário: aberto todos os dias das 8h30 às 18h00
Entrada: 20 baht
A jornalista Susana Ribeiro, do site Viaje Comigo, viajou a convite do Turismo da Tailândia.