Jericoacoara é um Parque Nacional, localizado no estado do Ceará, muito procurado por amantes da natureza e sol e praia. Jericoacoara encanta com as suas dunas, praias e lagoas. É uma Área de Proteção Ambiental desde 1984.
O lugar era uma antiga vila de pescadores e, até hoje, conserva as ruas de terra, a arquitetura antiga e principalmente o sossego de uma cidade que se esconde atrás de enormes dunas.
O nome Jericoacoara deriva do tupi-guarani e significa: buraco das tartarugas, que seria uma referência a uma praia onde acontece a desova das tartarugas marinhas.
Criado em 2002, o Parque Nacional Jericoacoara tem 8.416 hectares de área e foi a terceira unidade de conservação mais visitada em 2014 no Brasil, com cerca de 400 visitantes.
O seu objetivo consiste em proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação dos seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.
A Unidade de Conservação do Parque Nacional Jericoacoara protege inúmeras espécies em vias de extinção como Tartaruga-cabeçuda, Tartaruga-de-pente, Tartaruga-oliva e a Onça-parda.
A formação rochosa Pedra Furada é considerada um ícone de Jericoacoara e uma das principais paisagens do Parque Nacional, visitada por um grande número de turistas.
Apesar de haver energia elétrica nas casas, pousadas e hotéis, a vila não tem postes de iluminação – o objetivo é ter iluminação natural noturna, a partir da lua e das estrelas.
As ruas também são de areia e não existe estrada de acesso asfaltada em 15 quilómetros.
“Sem nunca perder a sua simplicidade, as opções de hospedagem em Jericoacoara têm vindo a aumentar, com o crescimento do turismo. Na vila encontra-se um hotel, diversas pousadas e camping.
Até 400 metros da entrada do Parque Nacional de Jericoacoara há várias opções de alojamento e há também diversas opções de pousadas na Lagoa de Jijoca ou Lagoa do Paraíso (próximo da entrada de Lagoa Grande), e ainda na Praia do Preá, antes da entrada no Parque”.
“Jeri” – nome carinhoso dado pelos visitantes – fica a menos de 300 km da capital do Ceará, Fortaleza, que conta com um voo diário direto para Lisboa. O Parque, parte da Costa do Sol Poente, também é uma boa opção para quem está na capital e deseja fazer passeios rápidos pela região”.
Informação e fotografias enviadas pela Embratur