Em Coimbra, na Quinta das Lágrimas, o palácio que lá existe é um hotel de cinco estrelas. Mas, este alojamento, é composto por três edifícios, que são de três séculos diferentes. A história do local tem uma mística única. Por aqui passaram figuras ilustres e foi nos seus jardins que namoraram secretamente D. Pedro e Inês de Castro… uma história ao estilo de Romeu e Julieta, mas em português. Pode ler sobre a história da Quinta das Lágrimas também no Viaje Comigo.
O Viaje Comigo foi conhecer o Hotel Quinta das Lágrimas, que está instalado num belíssimo palácio oitocentista, e é um sítio único no mundo. Além de ter uns jardins românticos e uma mata que se assemelha a um jardim botânico, são o requinte e a história da Quinta das Lágrimas que, depois de uma noite lá, nos fazem querer voltar.
O edifício principal da Quinta das Lágrimas é um palácio do século XVIII transformado em hotel de 4 estrelas que mantém um ambiente e mobiliário nobre, mesmo nas salas de convívio: como é o caso do salão da música, a biblioteca, com livros antigos, ou mesmo a capela.
Entrar neste palácio é fazer uma espécie de viagem no tempo, assim como passear nos jardins que presenciaram uma história do tipo hollywoodesca ou operática… tal foi o desfecho. Os jardins podem ser visitados mesmo que não esteja instalado na casa.
Neste hotel de luxo, que é o Hotel Quinta das Lágrimas, existem três tipos de decoração nos quartos, que fazem parte dos três edifícios, que correspondem a três séculos diferentes: os charmosos quartos do Palácio (século XVIII), os floridos do edifício Jardim (século XX) e os muito modernos do edifício do Spa (século XXI).
Porque na casa principal existiam menos de duas dezenas de quartos, houve a necessidade de aumentar o número de alojamentos e daí a construção de mais dois edifícios, que trazem quartos diferentes dos do palácio. Os da casa principal mantêm uma decoração mais clássica e os outros são mais modernos e contemporâneos. Há quartos para todos os gostos.
Junto do edifício mais moderno, do século XXI, está a piscina exterior (disponível para todos os hóspedes) e no seu interior que está o Bamboo Garden Spa. Aqui vai encontrar a piscina interior, salas de tratamentos (massagens, aromaterapias, esfoliação), sauna e banho turco e sala de fitness.
O Hotel Quinta das Lágrimas também tem um campo de golfe de 9 buracos (Pitch&Putt), um Driving-Range e Putting Green e Chipping Green. Na área dos jardins foi construído um anfiteatro, ao ar livre, onde nas noites mais quentes são apresentados espetáculos.
No rés-do-chão do palácio está o restaurante Arcadas que o Viaje Comigo experimentou e conta tudo aqui.
No Hotel Quinta das Lágrimas fiquei alojada no quarto da Rainha, um quarto palaciano, confortável e requintado. O pequeno-almoço é diverso e aproveitamos as mesas, com janelas envidraçadas, com vista para o jardim. É um bálsamo de tranquilidade pela manhã.
Além dos espumantes disponíveis, os pães são em forma de coração… não é de admirar que este seja o local preferido por muitos casais. Existe inclusive uma suite muito escolhida por recém-casados – situada no que foi um antigo pombal – com o quarto no piso superior, sala e uma banheira diferente das habituais (veja na fotografia).
Quem também gostava muito de ficar alojada na Quinta das Lágrimas era a Amália Rodrigues. Existe um quarto com o nome da fadista e decorado com uma imagem da internacional artista portuguesa. Era sempre aqui que queria ficar, mesmo sendo um dos quartos mais pequenos. Essa paixão pela Quinta foi perpetuada numa frase da fadista, que disse: “Gostava tanto de ter nascido aqui”.
Ligada à Quinta das Lágrimas está a lenda de Pedro e Inês – que contámos aqui. E também na casa principal inúmeras imagens retratam esse episódio que ficou marcado na História de Portugal.
Estão, aliás, num corredor que liga os três edifícios de diferentes séculos, diversas imagens e obras que mostram a história de Pedro e Inês – pertencentes à Fundação Inês de Castro e que estão expostos em permanência naquele local.
INFORMAÇÕES
Hotel Quinta das Lágrimas
Morada: Rua António Augusto Gonçalves, Coimbra
Telefone (+351) 239 802 380
Tem parque de estacionamento gratuito.