Em Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos é um dos mais visitados monumentos em Portugal. E não é para menos. A história do país passa por este edifício magnífico e é aqui que estão a “repousar para todo o sempre” algumas das maiores personalidades lusas. A construção do Mosteiro dos Jerónimos teve início em 1501, a mando de D. Manuel I em honra de Santa Maria de Belém.
O edifício foi construído em calcário de lioz e ostenta uma fachada de mais de 300 metros. Quase um século mais tarde foi aumentado e concluído por D. João III. Em 1983, foi classificado como Património Universal pela UNESCO e, em 2007, foi considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal.
O Mosteiro dos Jerónimos, com o seu estilo manuelino, simboliza a época dos Descobrimentos (nos séculos XV e XVI) e as inúmeras influências recebidas nessa época e isso está bem presente em pormenores arquitetónicos como, por exemplo, as colunas do Claustro de influência islâmica e a solução das abóbadas da Igreja.
Ainda no Mosteiro, não pode deixar de visitar a Igreja Santa Maria Belém, onde estão sepultados os restos mortais do Cardeal-Rei D. Henrique e os filhos de D. Manuel I. Encontra também o túmulo do Rei D. Sebastião, os descendentes de D. João III e de outros notáveis da história portuguesa como Luís Vaz de Camões e Vasco da Gama.
O Mosteiro dos Jerónimos surgiu da vontade do seu fundador, D.Manel I. A ideia do rei era construir um local para os Monges da Ordem de S. Jerónimo habitarem. Adotou, igualmente, a função de Panteão Real e, atualmente, permanece como um dos maiores marcos da Identidade Cultural e Nacional dos Portugueses.
Este local servia como apoio espiritual onde se prestavam rezas, em honra do rei e para os navegadores, alguns bem ilustres, tais como Vasco da Gama, Bartolomeu Dias, Pedro Álvares Cabral, entre outros. Por norma, antes de partirem dirigiam-se ao Mosteiro para celebrarem a última missa antes de partirem à conquista do mundo desconhecido.
O Mosteiro dos Jerónimos é a “jóia da coroa” de uma época faustosa e em que Lisboa era a capital de um reino influente e também a ponte de ligação entre o comércio da Europa e o resto do mundo. Partiram deste local missionários com o propósito de espalhar a mensagem cristã nos outros continentes.
Veja aqui um vídeo explicativo sobre o Mosteiro dos Jerónimos.
INFORMAÇÕES
Morada: Mosteiro dos Jerónimos, Praça do Império, Lisboa
Telefone: (+351) 213 620 034
Como chegar:
Comboios: Estação de Belém
Autocarros urbanos: 727, 28, 729, 714 e 751
Eléctricos: 15
Barco: Estação fluvial de Belém