Quando estiver em S. Miguel, nos Açores, visite o Mercado da Graça, em Ponta Delgada. Visitar os mercados, das cidades e vilas, é conhecer um pouco da vida dos habitantes locais e também descobrir produtos que, muitas vezes, só ali são plantados e consumidos. No caso do arquipélago dos Açores, descobrem-se muitos alimentos únicos, devido ao seu clima e solos ímpares.
Falando a verdade, o espaço do Mercado Municipal não tem nada de especial – tirando a loja do Rei dos Queijos mesmo ao lado – mas são os produtos, que lá são vendidos, que tornam o Mercado da Graça uma visita obrigatória. Descubra as anonas, o doce araçal, o inhame e a batata doce local. Se puder, prove tudo! Não tem de provar obrigatoriamente no mercado, mas faça-o nos restaurantes e cafés da ilha, provando os pratos regionais.
A Pimenta da Terra é um dos produtos que faz parte das receitas regionais – picante q.b. – e até usado para colocar no queijo fresco. No mercado, os ananases estão em maioria. Estão em todo o lado e a preços muito mais baratos do que costumo encontrar no continente. Provei e era muito bons.
No Mercado da Graça existe uma parte com venda de legumes, vegetais e fruta, mas também as secções de peixaria e talho. Ainda alberga algumas lojas com venda de artesanato regional.
Mesmo ao lado do Mercado Municipal de Ponta Delgada está uma das lojas mais conhecidas da ilha. O Rei dos Queijos, como o nome indica, vende todos os queijos que são produzidos nas ilhas açorianas. A meu ver (e paladar), são todos maravilhosos. Pode pedir para embalar para levar na bagagem, sem correr o risco de ser expulso do avião pelo cheiro intenso que alguns queijos exalam. 😀
Mas, no Rei dos Queijos encontra outros produtos regionais: o chá Gorreana (ainda mais barato do que na própria fábrica de chá); a massa sovada e outros doces; o bolo lêvedo; as conservas; as compotas; e licores e vinhos das ilhas.
INFORMAÇÕES
Mercado Municipal de Ponta Delgada, Rua do Mercado, S. Miguel, Açores
Horário: segunda a quinta-feira, 07h00 às 18h00; sexta-feira, 07h00-19h00; sábado, 07h00-14h00; encerra ao domingo
Feriados: sexta-feira e sábado, 07h00-14h00; encerra aos feriados de segunda a quinta-feira