No norte de Portugal, Ponte da Barca é um dos locais que merece uma visita atenta para se descobrir a sua história e a sua cultura. Os seus encantos naturais, e também por ter metade do território no Parque Nacional da Peneda-Gerês, valeram-lhe o título de Reserva Natural da Biosfera.
O ponto mais alto do concelho de Ponte da Barca é na Serra Amarela, no alto da Louriça, freguesia de Lindoso, com 1359 metros de altitude. Existem vários trilhos interpretativos, com percursos pedestres assinalados, nesta área.
O nome Ponte da Barca, vem do facto de antigamente não existir a ponte (na foto) e a ligação entre as duas margens se fazer com uma barca. Aliás, ainda está uma pequena barca junto do rio Lima, mas já não é usada para fazer a travessia. A ponte, de meados do século XIV, deu o nome de S. João de Ponte da Barca (1450).
Se anda à procura de informação e do que pode fazer no concelho e no Alto Minho, encontra, no centro da vila de Ponte da Barca, a Loja Interativa de Turismo com a agenda de eventos e lista locais que pode visitar.
O QUE FAZER
– Conhecer o centro da cidade – passeie pelas ruas estreitas, pare para provar a doçaria regional, para descobrir o artesanato e ainda desfrutar dos espaços mais modernos que estão também abertos à noite, para tomar um copo;
– No centro histórico: Igreja Matriz (século XVIII), Igreja da Misericórdia (Século XVI), ponte medieval, pelourinho, Fonte de S. João, Capela da Lapa, Capela de S. Bartolomeu, Capela de Santo António e Mercado Pombalino (século XVIII);
-Ir até à beira-rio, passar pela ponte medieval; fazer uma caminhada junto ao Lima. Leve um livro e desfrute deste espaço, se o tempo ajudar, claro. No verão, estenda a toalha e aproveite para se refrescar;
– Passear na Ecovia, a pé ou de bicicleta. Inclui a ciclovia de mais de 40Km entre Ponte da Barca e Viana do Castelo;
– Aluguer de bicicletas pela Planeta Lima. A partir de 12€;
– Atividades no rio Lima: kayak, canyoning, etc A descida de kayak realiza-se ao domingo de manhã. Reservas pela Planeta Lima. Preço: 25€;
– Visitar a Porta de Lindoso: com o seu castelo e o maior ajuntamento de espigueiros em Portugal. São mais de 60 espigueiros que têm sido conservados, preservando a história local. Saiba tudo sobre o Lindoso no Viaje Comigo – clique aqui para ler- e como marcar visita ao castelo.
O castelo é Monumento Nacional e foi construído no reinado de D. Afonso III – como é comprovado pelas siglas e o escudo – para defesa da fronteira contra os invasores espanhóis.
– É em Ponte da Barca que está a maior albufeira da Europa, resultado da Barragem de Lindoso. A barragem e a central hidroelétrica do Alto Lindoso podem ser visitadas no interior – marcação prévia necessária (telefone: (+351) 253 371 122).
A visita vai até à casa das máquinas que fica a 340 metros de profundidade e, no teto, está uma imitação do que é o céu estrelado em Lindoso.
– Mosteiro de Bravães: a igreja do antigo mosteiro é um dos mais destacados monumentos do românico no Alto Minho. Salienta-se o pórtico principal voltado a ocidente e, na porta lateral, a figura do místico cordeiro. Fica na freguesia de Bravães, concelho de Ponte da Barca.
A gastronomia portuguesa e minhota são muito diversificadas, por isso, em Ponte da Barca os restaurantes variam muito a sua ementa sem esquecer pratos típicos como a carne barrosã e lampreia, na sua época.
O Viaje Comigo ficou a conhecer dois restaurantes e sugere-os aqui. Clique para saber mais.
O Viaje Comigo ficou instalado na Casa D’Auleira, em Grovelas, em meio rural com vista para as montanhas. Fique a saber mais sobre esta casa no Viaje Comigo.
Pesquise outros alojamentos em Ponte da Barca
EVENTOS E FESTIVIDADES EM PONTE DA BARCA
– Agosto: Feira de Artesanato
– Agosto: Romaria de S. Bartolomeu
– Páscoa: Mui Dolorosa Paixão de Cristo (quinta-feira Santa)
– Domingo Gordo e Terça-feira de Carnaval: Pai Velho – Entrudo Tradicional em terras de Lindoso
– Desfolhada Minhota: último sábado de setembro
– Dezembro: Feira do Mel