Quando se está em Lisboa e não se tem tempo de ir à praia, a praia vai até ao centro da cidade. Parece brincadeira, mas é verdade, pelo menos, no Jardim do Torel. Esta fica aberta ao final do mês de agosto.
A praia tem areia e uma “piscina”, que é um lago, onde está um nadador-salvador com trabalho facilitado porque só tem uma bandeira… a verde. Ainda assim, o trabalho é muito. A praia do Jardim do Torel recebeu, em 2014, 80 mil pessoas!
Atenção: esta “praia” citadina só vai durar durante o mês de agosto. Poderá ser prolongada até meados de setembro se o sol e o tempo quente continuar a fazer-nos companhia.
O lago que existe no Jardim do Torel já é um sítio onde muitos se refrescam quando o calor aperta na cidade de Lisboa. O que a junta de freguesia de Santo António fez foi aproveitar essa ideia e tornar este sítio numa “praia” no centro da capital.
Além da areia, há chapéus-de-sol, brincadeiras da pequenada, que podem ser os que mais aproveitam esta espécie de piscina – num lago do século XIX -, mas não são os únicos. Estivemos por lá e vimos gente de todas as idades, lisboetas e muitos turistas.
No Jardim do Torel encontra, agora em agosto, dois bares, venda de bolas-de-berlim, três esplanadas e limonada fresca no cimo do parque. Tudo negócios que renasceram com esta fresca ideia.
Este verão conta ainda com biblioteca e projeção de filmes pela noite dentro, sendo que ao fim de semana estará aberta – mas sem banhos – até à meia-noite.
Além da praia, o espaço tem um parque infantil e é um miradouro com um bonito jardim, para se relaxar nas cadeiras-espreguiçadeiras, na parte de cima da escadaria. O pôr-do-sol, visto daqui, é espetacular.
O lago (transformado em “piscina”) tem entre 90cm e 1,50m de profundidade e capacidade para 50 pessoas. O espaço de areal é de cerca de 400 metros quadrados, com lugar para estender a toalha.
O Jardim do Torel fica apenas a três minutos a pé da Avenida da Liberdade e, pelo caminho, vai encontrar pelas ruas bastantes indicações, como esta da fotografia abaixo.
A entrada principal do Jardim do Torel é junto ao Campo dos Mártires da Pátria (também conhecido por Campo Santana).
Existe uma segunda entrada, por uma travessa a meio da Calçada do Moinho de Vento, quando se sobe pela Rua do Telhal, da Avenida da Liberdade para o Campo Santana.
INFORMAÇÕES
Jardim do Torel, Lisboa
Horário: 10h00-20h00
Entrada livre