Se muitas vezes ficámos sem palavras para descrever as cidades que visitámos, como será falar da nossa própria cidade? É um trabalho infindável porque parece que falta sempre algo, mas já tardava este guia da cidade onde vivo: o Porto, em Portugal. Porque descobrimos locais novos para visitar todos os dias, este é um roteiro em atualização permanente no Viaje Comigo!
Podem escolher tours com diferentes percursos, de barco ou de autocarro; visitar locais histórico e muito mais – os bilhetes podem ser adquiridos online para evitar filas e garantir o seu lugar
É uma cidade histórica e encanta todos os turistas. E que cada vez mais está uma cidade animada. Há novos negócios, de todo o tipo. Há cafés tradicionais a conviverem com espaços modernos. Há hotéis de cinco estrelas e hostels temáticos. A Baixa tem vida própria. E as festas de rua são cada vez mais, melhores, e mais participadas.
A cidade do Porto está viva. E, quem não a conhece, pode dizer que sempre esteve assim, mas é mentira. Manter o turismo na cidade fora da época alta era difícil. Difícil de competir com outras cidades igualmente bonitas (mas vá, não tão bonitas, não é?!). Mas, agora, o Porto mostrou a sua garra e a sua graça. A cidade do Porto tem de tudo um pouco.
Se quiser fazer tours e comprar os bilhetes antecipadamente, poupa tempo e garante a sua entrada (por vezes existem filas grandes):
– Aqui poderá ver o Porto Card (que lhe dá até 50% de descontos em museus e monumentos do Porto e não só)
– Hop ON Hop Pff e passeio de barco
– E muitos outros passeios no Porto e no Douro
Uma das melhores alturas para visitar a cidade do Porto é aquando dos festejos de S. João. É a maior festa da cidade, que reúne todos as ruas, com bailaricos, sardinha assada, martelinhos, manjericos… e um espetacular fogo de artifício.
PASSEAR NO PORTO
– Rua de Santa Catarina: passear na rua pedonal e visitar o Café Majestic;
– Descer a Rua 31 de Janeiro com vista para a Torre dos Clérigos;
– Avenida dos Aliados: é a sala de visitas da cidade do Porto;
– Andar de elétrico, do centro até à Foz;
– Jardim do Passeio Alegre na Foz do Douro
– Passear na Foz do Douro, Pérgola da Foz, beira-mar;
– Outra rua pedonal e com muito comércio: Rua de Cedofeita até à Praça Carlos Alberto;
– Parque da Cidade do Porto: enorme espaço verde onde se faz desporto, se anda de bicicleta, se fazem piqueniques e convívios entre amigos e familiares. Ao fim de semana muitas famílias aproveitam este espaço verde;
– Palácio de Cristal – com jardins fantásticos e bonita vista sobre o rio Douro.