A cidade de Tours fica no coração do Vale do Loire, na região da Tourraine. Pode conhecer o centro histórico de Tours a pé, começando na parte medieval e depois passando para a outra parte mais moderna.
Sabia que Tours foi capital de França durante dois séculos? Atualmente tem 135 mil habitantes (40 mil são estudantes que frequentam a Universidade) e é conhecida como o jardim de França, uma expressão que surgiu com o escritor Honoré de Balzac, que nasceu em Tours.
E sabia que Tours é a cidade de S. Martinho?
S. Martinho foi bispo de Tours e é-lhe associada uma grande peregrinação que terá feito a cidade aumentar a malha urbana em torno da catedral e da basílica.
Curiosidades: Tours era, no século V, o terceiro lugar de peregrinação no mundo, atrás de Roma e Jerusalém.
O QUE VISITAR
– Palácio de Congressos (e de concertos) – cuja arquitetura imita um barco e se destaca com toda a sua modernidade;
– Catedral Saint Gatien – construída no século IV e com várias reconstruções ao longo dos séculos. tem vários motivos de visita no seu interior, desde os seus vitrais, até ao seu órgão, e pinturas;
– Jardim Botânico de Tours: uma forma de conhecer a flora desta região, considerada o jardim de França;
– Castelo de Tours
– Teatro de Tours
– Basílica de Saint Martin (de S. Martinho)
– Museu de Belas-Artes
– Centro de Criação Contemporânea
– Gare de Tours – com uma belíssima fachada
Rua Nacional
Dizem ser a rua mais longa da Europa, com 9 quilómetros. O metro, que por lá passa, foi inaugurado em agosto de 2013. É na rua Nacional que estão as lojas de marcas e cadeias internacionais.
Bairro Plumereau
Dá o nome à praça onde se reúnem dezenas de esplanadas dos cafés que a rodeiam. É um local muito animado – mas sem muito barulho – onde todos convivem e põem a conversa em dia.
Existe uma área no centro histórico que é conhecida como “velha Tours” onde os edifícios e casas são revestidos por madeira. É uma área muito pitoresca. E também aqui na Praça Plumereau pode ver várias casas seculares, revestidas de madeira.
Pela Rue Colbert encontra lojas com artigos vintage e muitos restaurantes e bares. Toda (ou quase toda) a cozinha internacional deve estar aqui representada, numa só rua de Tours: libanesa, asiática, turca, italiana, chinesa, italiana, francesa, espanhola, etc. É só escolher.
Também junto da Rue Colbert está um jardim onde eram feitas as execuções com guilhotina. E ali ao lado está um túnel por passavam os condenados à morte.
Por incrível que pareça, as decapitações só foram abolidas em 1981, em França. Foi o presidente François Mitterrand que acabou, por lei, com o uso da guilhotina.
COMER EM TOURS
A Rue Colbert é pedonal e alberga dezenas de restaurantes e bares, que começam a encher-se ao final da tarde. Primeiro para o convívio, com algumas bebidas, e depois para experimentar os vários restaurantes internacionais que existem nesta zona.
GUINGUETTES
Em Tours, junto ao rio Cher, as Guinguettes são a zona mais animada da cidade, entre maio e setembro. Tem restaurante, bar, local para espetáculos e zona para as crianças brincarem.
O Viaje Comigo esteve lá e conta tudo sobre as Guinguettes de Tours aqui.
MERCADOS
Halles Centrales – Uma zona comercial onde está um mercado inserido, com produtos biológicos e gourmet: queijos, doces, quiches, legumes e frutas, mariscos, peixes e carnes, etc.
E que pode comprar e vir comer para a rua. Tem umas mesas junto do mercado precisamente pensadas para quem quer comprar, por exemplo, umas ostras e uns copos de vinho e vem cá para fora degustar.
Outros mercados:
Terça-feira: St. Paul, Paul Bert, Boulevard Heurteloup
Quarta-feira: St. Paul, Blanqui, Rives du Cher
Quarta-feira: Halles, Beaujardin, Coty, Fountains
Quinta-feira: Halles, Beaujardin, Coty, Fountains
Quinta-feira: Strasbourg, Velpeau Belfry
Domingo: Maine, Velpeau Rabelais
DORMIR
O Viaje Comigo ficou no Grand Hotel de Tours e conta aqui.
Procura outros alojamentos em Tours? Pesquise aqui.
AEROPORTO DE TOURS
Informações sobre o aeroporto de Tours no Viaje Comigo – leia aqui.
Mais dicas de viagens para a região do Vale do Loire, no Viaje Comigo.