O Mercado San Antón é um dos renovados mercados de Madrid. Fica no Bairro de Chueca e já tem uma história centenária. Também caiu em desuso, como tantos, mas há alguns anos decidiram dar-lhe uma nova vida.
Nos anos 70 do século XX, o bairro (que agora é dos mais bonitos da capital, se não o mais bonito mesmo) estava degradado, assim como o mercado e todo o comércio tradicional. Felizmente a área foi requalificada e, em 2002, o local foi incluído no plano de modernização dos mercados de Madrid, nascendo assim o novo Mercado de San Antón.
O que tem de diferente, perguntam vocês?
A ideia principal é vender e provar produtos gastronómicos de elevada qualidade.
O mesmo se passa no Mercado de San Miguel, também em Madrid, mas este edifício tem um aspeto mais moderno, com vários andares e escadas rolantes. também de destaca pela esplanada com vista panorâmica, no último piso.
O ambiente do Mercado de San Antón é muito cool e trendy – é um local da moda! – e onde se pode provar gastronomia do mundo inteiro.
Além de ter postos/restaurantes, há também bancas de peixe, carnes, enchidos e queijos, presuntos variados, pão fresco, frutaria, etc ou seja, um local onde pode comprar produtos frescos (e da respetiva época) e alimentos de produção biológica.
A peixaria deste mercado foi a mais organizada que já vi na minha vida. Vejam lá estes peixinhos todos organizados e direitinhos!
No primeiro piso, do Mercado San Antón, estão essas bancas variadas; no segundo, os restaurantes do mundo, com mesas e banco altos, para degustações e vinho a copo; e no terceiro e último piso o restaurante e bar, com parte ao ar livre e outra coberta – com vista panorâmica sobre o bairro de Chueca.
Almocei no mercado e experimentei a Hamburguesa Nostra. Demorei alguns minutos a escolher o hambúrguer – há mais de 10 e com molhos diferentes – e todos com tão bom aspeto que não é fácil decidir.
Todos os hambúrgueres vêm acompanhados com batata frita – são diferentes estas batatas porque têm picante e paprika. Eu gostei muito.
Ah! Experimentei os hambúrgueres com queijo de cabra. Existem hambúgueres maiores e outros pequeninos, para quem não tem muita fome – além de grelhados na chapa, levam depois com calor por cima, para não ficarem com a carne seca no interior.
Se quiser algo mais típico, para picar e petiscar, há presunto às dezenas e croquetas variadas. O vinho a copo está também disponível no sítio de petiscos.
Nos restaurantes há também comida italiana, grega, japonesa (sushi), das ilhas Canárias, marisco, bacalhau de várias formas (Casa do Bacalhau), assados; e bolos, gelados e cupcakes para a sobremesa.
No último piso do mercado, está La Cocina de San Antón. Tem uma parte coberta e outra descoberta numa espécie de terraço que, nos dias frios, tem aquecedores de pé alto.
Lembrem-se que os espanhóis almoçam mais tarde do que os portugueses, por isso, é por volta das 14h/14h30 que o mercado começa a encher para quem vai almoçar/picar/petiscar, etc
INFORMAÇÕES
Mercado de San Antón, Calle Augusto Figueroa, 24, Madrid
Horário: segunda a quinta-feira: 10h00 – 00h00; sexta-feira e sábado: 10h00 – 01h30; domingo: 10h00 – 00h00
Mais informações no site do Mercado San Antón
Leia aqui mais sugestões de Madrid no Viaje Comigo.