Na zona da Bairrada, há um sítio que parece que parou no tempo. No Curia Palace, Hotel Spa & Golf ainda está montado o elevador antigo, em madeira, a central telefónica e uma piscina dos anos 20.
Se, quando estiver a entrar no Curia Palace, lhe parecer que está a entrar num filme dos anos 20 é mesmo essa a intenção. Toda a inspiração para o construir veio dos Estados Unidos, Côte d’Azur e Rivieira Italiana, com decoração ao bom estilo dos Dourados anos 20.
O Curia Palace, Hotel Spa & Golf foi inaugurado em julho de 1926. A renovação do mesmo começou em 2005, tendo reaberto em 2008.
Nos salões do restaurante, tantas vezes palco para chás dançantes, jantares de gala e saraus, há música de fundo que mantém um ambiente requintado e dá a sensação de estarmos num filme antigo.
O hotel tem uma sala de jantar enorme (onde costumam celebrar casamentos), ao estilo Belle Époque e, no piso de cima, está a sala dos pequenos almoços, com a tal musiquinha dos anos 20/30. Delicioso o ambiente deste hotel, com portas altíssimas, envidraçadas, salas de convívio com móveis antigos, bem tratados.
Para quem viu o filme “The Great Gatsby” (com o Leonardo DiCaprio) vai conseguir perceber essa colagem à Sétima Arte. E nada disso é de admirar já que aqui foram rodados vários filmes.
Entre as películas, que aqui foram filmadas, contam-se os seguintes títulos: “Buster´s Bedroom”, sobre a vida de Buster Keaton, com os atores Donald Sutherland e Geraldine Chaplin; o “Palace” dos catalães Tricicle; o “Hors Saison” de Daniel Schmid; “A Balada da Praia dos Cães” do português José Fonseca e Costa; “O Comissário Maigret”; ou ainda o “Equador” de Miguel Sousa Tavares, entre muitos outros.
Veja aqui o filme com o restaurante do Curia Palace.
A piscina Paraíso, datada de 1934, foi a segunda piscina olímpica construída em Portugal. É também a mais antiga do país, ainda em funcionamento, e foi das primeiras a ter aulas de natação para os hóspedes. E, na altura, isto era uma autêntica uma modernice!
Nas fotografias antigas, que as paredes do hotel exibem, mostram a piscina rodeada de gente que “apanha banhos-de-sol”, completamente vestidos e à sombra do guarda-sol. Tal como mandava a tradição antigamente.
Desde o tempo dos romanos que as propriedade curativas das águas da Curia são conhecidas. Os mais ricos vinham de longe, até aqui, para se curarem dos males e, é por isso, que o Curia Palace, Hotel Spa & Golf mantém um Spa com muitos tratamentos associados.
No Spa tem uma piscina interior (é paga à parte a entrada para a piscina), jacuzzi e salas de tratamentos e massagens. Dentro do terreno do Curia Palace existe um campo de ténis e sugerem também um campo de golfe, que fica muito perto do hotel, com nove buracos par 34. O hotel tem wifi na entrada do hotel mas no quarto vai precisar de pedir um cabo de internet – e terá de pagar 5€ de caução.
O Curia Palace, Hotel Spa & Golf remodelou-se, mas manteve a sua traça. A remodelação nota-se mais na decoração dos quartos, com as camas mais modernas, mas as mármores mantêm-se em algumas das casas de banho.
Nas salas comuns, mantêm também tudo como antigamente: os balcões da receção e bar, os vitrais Arte Nova, mesas compridas e os candelabros. É como fazer uma viagem no tempo… ao passado.
Mal entra no hotel dá de caras com um antigo elevador antigo da Maschinenfabrik Wiesbaden. É de 1926, feito em madeira e vidro, mas não está a funcionar. Serve só mesmo para os hóspedes verem e fotografarem. Há também a central telefónica ontem também mantiveram um quadro de luz antigo.
Nas traseiras do Curia Palace – mas antes de falarmos das traseiras… já viram bem aquela fachada? É monumental! – estão vários animais: cavalos, faisões, cabras anãs e gamos, junto a uma espécie de quinta e horta pedagógica. As crianças adoram este sítio! E ainda falando dos mais pequenos, o hotel tem parque infantil.
INFORMAÇÕES
Curia Palace, Hotel Spa & Golf, Tamengos, Anadia (O hotel fica a 15 quilómetros da Mata Nacional do Buçaco e a 37 quilómetros de Conímbriga)
Telefone: (+351) 231 510 300