As Casas do Côro são um exemplo do melhor que Portugal tem para oferecer no interior do país. Ficam em Marialva, ancestral aldeia – uma das Aldeias Históricas-, perdida no meio de um monte, junto das ruínas da cidadela e castelo, com casinhas pitorescas e meia centena de habitantes (mais 200 pessoas vivem no centro).
As Casas do Côro são o projeto que mais movimenta aquela área geográfica. São várias casinhas, decoradas ao estilo rústico, equipadas com tudo o que precisa, e em várias modalidades. Com cozinha, kitchenett, com várias camas, para famílias grandes, para casais ficarem a namorar, com estilo mais moderno, ou mais clássico… é só escolher.
Nas noites de verão, é normal desejar dormir ao relento – ainda que os quartos tenham ar condicionado – já que é a única coisa que ajuda a combater aquele ar quente e quase irrespirável, durante as horas de maior calor. Por isso, os donos das Casas do Côro colocaram umas camas, no topo do monte, e proporcionam (a quem queira) a experiência de poder dormir ao ar livre e a olhar (literalmente) para as estrelas.
Nunca vi céu mais estrelado do que aqui. À noite, fazem-se caminhadas com os hóspedes e há muito carinho por parte dos donos, que gostam de mimar cada pessoa que por ali passa.
O pequeno-almoço é um desses muitos mimos com bolos caseiros, pães frescos, compotas, frutas e sumos frescos. E pode ser tomado à hora que quiser. Se quiser dormir até tarde, faça-o. Ninguém lhe vai arrumar o pequeno-almoço e dizer-lhe que já passou da hora. Aliás, o normal nas Casas do Côro é perguntarem-lhe se vai sair sem tomar o pequeno-almoço! 😀
A piscina é feita à medida da clientela, grande suficiente para dar umas braçadas, e para depois secar nas esperguiçadeiras. No verão – o calor aperta mesmo – ainda vai a caminho da esperguiçadeira e metade do corpo já vai estar seco.
O Spa será também um dos atrativos destas casas da aldeia de Marialva: uma pequena piscina interior – com máquinas para exercícios físico – e massagens e tratamentos, assim como sauna e turco.
Além dos quartos, suites e casas, as Casas do Côro têm módulos habitacionais eco-sustentáveis, totalmente funcionais no cimo de montes, no meio do (quase) nada. Um sossego e paz que só se conseguem aqui.
Nas noites amenas há jantares ao ar livre, com música ambiente. Momentos de verdadeira preguiça, porque nem tem de pegar no carro para sentir que foi até a um restaurante moderno e com uma gastronomia elaborada.
Começaram com as Casas do Côro em 2000 e, entretanto, o projeto foi crescendo e também para a área dos vinhos. Das suas vinhas saem os néctares com os rótulos de Casas do Côro.
Afastado da zona das casas criaram um espaço lounge, totalmente ao ar livre (quem dera que fosse aqui ao lado de casa!!!) com música ambiente, vinhos e petiscos. Quem sabe até para dar um pezinho de dança, fazer festas, sem incomodar ninguém, porque está no meio de nada. E há também camas grandes, para relaxar, e até fazer um piquenique romântico, com vista para o castelo.
A 13 de maio, Marialva tem uma procissão grande que enche as ruelas da antiga aldeia, que já foi sede de concelho.
Pode ainda visitar o interior do castelo (tem horário de abertura e preço de entrada afixado à porta) marcando (até através das Casas do Côro) uma visita guiada dentro do espaço muralhado onde estão duas igrejas, torre de menagem, pelourinho, cisterna e antiga casa da câmara e tribunal.
Pode visitar ali perto, as aldeias históricas como Almeida, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Linhares da Beira e Trancoso. Entre os programas propostos há ainda visitas ao Côa, ao Museu, passeios de barco no rio Douro, caça e pesca, caminhadas, entre muitos outros.
É também dentro das muralhas do castelo de Marialva que está uma citação do livro “Viagem a Portugal” de José Saramago inscrita numa pedra: “…é este conjunto de edificações em ruína, o elo misterioso que as liga à memória presente dos que viveram aqui, que subitamente comove o viajante, lhe aperta a garganta e faz subir lágrimas aos olhos”.
INFORMAÇÕES
Casas do Côro, Largo do Coro, Marialva, Guarda, Portugal
Telefone: 917 552 020
– Procura outros alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui