Em Vinhó, no concelho de Gouveia, perto da Serra da Estrela, o Madre de Água Hotel Rural é um alojamento de quatro estrelas, com um restaurante (aberto ao público em geral), uma quinta com muitos animais e tem a produção de azeite, vinhos e queijos. Veja o vídeo:
Há sítios que, depois de os visitarmos, ficamos a senti-los como especiais. Seja pela forma como fomos recebidos, ou pelo ambiente natural que os envolve. Ou ambos, como é o caso do Quinta Madre de Água Hotel Rural. Situada a cerca de 20 quilómetros da Torre da Serra da Estrela, este é o alojamento escolhido por muitos para o ponto de partida de visita a esta região beirã e serrana. Os gatos e os cães – muitos deles abandonados e acolhidos pela quinta – são os melhores amigos dos hóspedes e estão sempre a fazer-nos companhia.
Por toda a sua envolvência, é um hotel rural mas o facto de ter poucos quartos – 8 quartos duplos, 2 suites e 2 apartamentos (mais afastados da casa principal), todos elegantemente decorados e com camas muito confortáveis – faz com que sejamos tratados como reis. Não há multidões a tomar pequeno-almoço, a fazer barulho… no Madre de Água Hotel Rural, tudo é relaxante.
De manhã, além do buffet, ao pequeno-almoço, que tem frutas, bolos, queijos e fiambres, é possível pedir ovos (estrelado, cozido, omelete, mexidos ou escalfados); panquecas, crepes e bacon.
O restaurante tem decoração contemporânea, mas manteve um estilo rural, de teto alto e a nobre madeira em todo o lado, que lhe dá um ambiente familiar. É um espaço de onde não dá vontade de sair… principalmente no inverno, quando a lareira nos aquece mais o corpo, assim como os vinhos desta quinta, que poderá provar. Eu como fã de brancos, posso dizer que merecem mesmo ser todos provados.
Na cozinha há uma grande aposta nos produtos locais e sazonais. Se é época da castanha, conte com uma sopa; assim como os cogumelos, etc. Os ingredientes podem ser típicos mas, para a mesa, são trazidos pratos criativos e muitas sugestões originais, com cruzamento de sabores.
Na quinta, existem vários projetos: o Madre de Água Hotel Rural tem produção própria de queijos, azeite e de vinhos – pertence à Região Demarcada do Dão.
A unidade de alojamento de 4 estrelas, aberta desde novembro de 2012, tem uma sala multiusos, para reuniões de grupos, e uma piscina exterior, ideal para se refrescar nos dias quentes da serra.
Na quinta, são várias as propostas de passeios nas redondezas. Uma das sugestões passa precisamente por descobrir a Serra da Estrela. A pé (há indicações dos percursos pedestres), de bicicleta ou em todo-o-terreno. Você é quem escolhe o formato. Também a própria quinta providencia aulas de equitação.
O Quinta Madre de Água Hotel Rural gosta de envolver os hóspedes no ambiente rural, por isso, quem quiser experimentar a ordenha das ovelhas, só tem de pedir. É delas que vem o leite que faz os queijos da quinta, nua queijaria ali perto.
Nos quartos deste hotel o sono é retemperador. Do seu interior, a vista vai para a piscina, refresca só de olhar. Dentro dos quartos, além da televisão, tem secador de cabelo, cofre, roupões e chinelos de banho, assim como produtos de higiene pessoal. O restante edifício tem largas janelas, e até paredes envidraçadas, viradas para os campos verdes da quinta. O Hotel Rural Madre de Água é, sem dúvida, o local ideal para repor as energias e explorar esta bonita região da Serra da Estrela.
INFORMAÇÕES
Quinta Madre de Água Hotel Rural, Vinhó, Gouveia, Portugal
Telefone: +351 238 490 500
– Está à procura de outros hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui
Como chegar:
Via zona sul, pela A1: Sai em Coimbra norte. Entre no IP3, segue até à saída do IC12 Nelas/Mangualde. À entrada de Nelas entra na EN231 até Seia, na rotunda corte à esquerda pela EN17 até Gouveia.
Via zona sul, pela A23: Ao chegar à cidade da Guarda, entre na A25, sentido Viseu. Saia na saída de Celorico da Beira e entre na EN17 no sentido de Gouveia.
Via zona norte, através da A1, siga pela A25 (sentido Viseu/Guarda). Saia da A25 em Mangualde, passe pelo centro e siga a EN232 até Gouveia.
NOS ARREDORES ( Locais de Interesse)
– Serra da Estrela, 18,2 Km;
– Manteigas, 11,3 Km;
– Seia, 12,3 Km;
– Fornos de Algodres, 15,1 Km;
– Mangualde, 19,2 Km;
– Viseu, 35Km;
– Guarda, 40 Km.